TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Arquitetos Voluntários - Hack for Brazil Covid-19
   
     
 


24/06/2020

Arquitetos Voluntários - Hack for Brazil Covid-19
Mais de 60 profissionais da Associação Hospitalar Vila Nova são contemplados com iniciativa dos Arquitetos Voluntários

Na próxima sexta-feira, 26/06, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Associação Hospitalar Vila Nova serão contemplados com duas salas de descompressão projetadas pelo coletivo Arquitetos Voluntários - Hack for Brazil Covid-19. A iniciativa tem o objetivo de oferecer um ambiente confortável para que esses profissionais da saúde, atuantes no atendimento ao novo coronavírus, possam descansar e fazer um lanche no intervalo de seus expedientes. A entrega dos novos espaços está programada para as 14h.

De acordo com a arquiteta e coordenadora do projeto no Vila Nova, Monique Fontes, as duas salas de descompressão foram criadas para as unidades de internações da Covid-19 e atendem a 16 profissionais cada. Na sala de descanso, 20 profissionais utilizam os dois ambientes em cada turno de plantão, sendo três turnos por dia, o que dá um total de 60 profissionais contemplados. Já a área externa é utilizada por muitos profissionais, em todos os turnos, seja para tomar um ar no intervalo, para lanchar ou para conversar com os colegas. “Serão espaços mais agradáveis, onde eles poderão descansar e lanchar, mas que eles possam também se sentir acolhidos, mais leves e relaxados. Acredito que a área externa será um super presente ao hospital, pois percebemos que é um local muito usado pelos funcionários e que não tinha nenhuma infraestrutura. Com certeza foi um trabalho lindo e cheio de amor”, explica a arquiteta Monique. 

A Associação Hospitalar Vila Nova é uma instituição privada, sem fins lucrativos, filantrópica, que atende à população em geral há mais de 55 anos. Desde 2012, a entidade dedica-se 100% dos seus atendimentos ao Sistema Único de Saúde - SUS. “Nós também já percebemos o engajamento da comunidade na região do Vila Nova para a ampliação de recursos. Isso fortalece ainda mais a causa, pois é extremamente importante contar com o apoio dos moradores. Esperamos cada vez mais que as pessoas tenham essa consciência. Toda ajuda é bem-vinda”, ressalta a idealizadora do projeto Arquitetos Voluntários, a arquiteta Daniela Giffoni. 

Para o desenvolvimento e execução desse projeto, a equipe conduzida por Monique foi formada pelas arquitetas Agatha Arboitte, Silvana Ullmann, Elisa Martins, Carolina Lisot, Karen Feldman e Fernanda Henckel, e o engenheiro José Luis Fontes. 

O projeto Arquitetos Voluntários – Hack for Brazil COVID-19 visa articular uma força tarefa para construir espaços temporários e definitivos de descompressão para profissionais da saúde de hospitais de Porto Alegre, Região Metropolitana e Serra. O grupo, que tem como idealizadora e representante a arquiteta Daniela Giffoni, é composto pelos coordenadores Aline Fuhrmeister, Alyne Nunes, Bianca Russo, Cecilia Pozza, Cynthia Garcia, Erika Listo, Felipe Helfer, Karen Feldman, Marcelo Minuscoli e Monique Fontes. A iniciativa tem a proposta de oferecer melhores condições de trabalho e qualidade de vida para aqueles que estão trabalhando no combate à Covid-19.

Esse movimento surgiu com a iniciativa da Grow, aceleradora de startups, que está puxando um Hackathon - evento para discutir ideias e desenvolver softwares a fim de criar soluções para problemas específicos - para o enfrentamento ao Covid-19.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Paola Cunha
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Área externa é a grande novidade proporcionada pelo coletivo de arquitetos voluntários. Crédito: Gabriel Schimidt


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br