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Quase 70% das empresas do comércio possuem capital de giro para apenas mais um mês
   
     
 


07/07/2020

Quase 70% das empresas do comércio possuem capital de giro para apenas mais um mês
Situação financeira do setor foi analisada pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre

Um levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre junto a lojistas da Capital reafirma o que já era previsto a partir dos relatos informais: a crise provocada pela pandemia de coronavírus deverá ter impactos devastadores no comércio. E com o anúncio do governo municipal de novas restrições para o setor pelas próximas semanas, a situação se agrava, já que 67,8% das empresas possuem capital de giro para somente mais um mês, conforme revelou a pesquisa.

A dificuldade em obter crédito das linhas de financiamento anunciadas pelo governo é outro fator que agrava o cenário. Segundo 58,3% dos lojistas, essa tentativa não foi bem-sucedida. Apenas 11,1% dos varejistas que tentaram, conseguiram o crédito. Outros 30,6% ainda não haviam entrado em contato com os bancos em busca do benefício até o final desta sondagem, realizada entre os dias 29 de junho e 2 de julho.

Entre aqueles que não conseguiram obter o crédito, o principal motivo relatado foi a exigência de contrapartidas por parte dos bancos. Dificuldade com a plataforma ou sistema de obtenção de linha de crédito, excesso de burocracia e problema em contatar o agente bancário também apareceram entre os principais impeditivos. 

Confira abaixo o resultado completo da pesquisa:

Em relação ao capital de giro do seu negócio, neste momento você dispõe de alguma reserva?


43,9% - SIM
56,1% - NÂO

Por quanto tempo você ainda terá capital de giro para manter a sua loja?

67,8% - 1 mês
13,9% - 2 meses
8,3% - 3 meses
10% - mais de 4 meses

Você tentou contatar alguma linha de crédito anunciada pelo governo nesse período de crise?

30,6% - Não tentei contratar
11,1% - Sim, tentei e consegui contratar
58,3% - Sim, tentei, mas não consegui contratar

Se você tentou contratar e não conseguiu, qual foi o motivo? (respostas múltiplas)

Contrapartidas bancárias exigidas – 18,8%
Dificuldade com a plataforma ou sistema de obtenção de crédito – 15,5%
Burocracia – 15,5%
Dificuldade de contatar o agente bancário – 15%
Restrição cadastral da empresa – 14,4%
Indisponibilidade de avalistas ou garantias – 7,7%
Juros altos – 6,6%
Falta de informação sobre como obter o empréstimo – 4,4%
Limite disponibilizado não atende a necessidade – 3,3%

Você utilizou alguma linha de crédito nesse período em função da crise provocada pelo covid-19?

27,2% - SIM
72,8% - NÃO

Se você decidir fechar o seu negócio, você pretende adquirir um empréstimo através de uma linha de crédito para pagar os funcionários? (pergunta realizada para lojistas que ainda não utilizaram linha de crédito)

41,3% - SIM
58,7% - NÃO

Sobre a linha de crédito PROGER (Caixa ou BB):


Contratei – 2,7%
Não tentei contratar – 77,2%
Tentei, mas não consegui contratar – 20,1%

Sobre o crédito para capital de giro PRONAMPE:

Contratei – 3,4%
Não tentei contratar – 50%
Tentei, mas não consegui contratar – 46,6%

Sobre o crédito para capital de giro em bancos privados:

Contratei – 13,9%
Não tentei contratar – 56,1%
Tentei, mas não consegui contratar – 30%

O Sindilojas Porto Alegre ressalta que este levantamento, assim como os demais realizados durante o período de pandemia para analisar a situação dos negócios, serve como reforço de argumento nas tratativas com as autoridades em busca de uma retomada segura para o setor e toda a população, a qual também depende da economia para viver.

Esta pesquisa foi realizada com empresas do comércio de segmentos e tamanhos variados, sendo 62,2% negócios de pequeno porte. 

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas sobre vendas, consumo, comportamento e tendências, atividades de qualificação profissional e ainda oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como cursos, missões empresariais, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.

Fonte: Imprensa Sindilojas Porto Alegre
Autor: Mariana Lubke - Analista de Comunicação e Aloha Boeck Santos - Analista de Comunicação e Marketing
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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