TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Totalmente Digital
   
     
 


21/12/2020

Totalmente Digital
Prefeitura do RS implementa atendimento por vídeo para seus serviços públicos

Servidores de Gravataí agora podem atender cidadãos "cara a cara" de maneira totalmente remota

As dificuldades geradas pela pandemia do coronavírus se prolongam e obrigam órgãos públicos a se aperfeiçoarem no atendimento à população. Os gestores ainda buscam maneiras de tornar cada vez mais próximo e eficiente o atendimento remoto aos cidadãos. Algumas prefeituras do país já avançaram na busca por meios eficientes para isso. 

Em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, a oferta de serviços digitais foi complementada pelo atendimento com suporte em vídeo, integrado ao sistema de gestão já usado pela administração municipal. A ideia é possibilitar que o cidadão interaja "olho no olho" com o servidor público, acelerando o esclarecimento de dúvidas e tornando oferecendo um atendimento de confiança e praticidade. 

Inicialmente a solução foi implantada na Secretaria Municipal da Fazenda. No órgão, há 10 fiscais tributários atendendo remotamente. Por vídeo, é possível tirar dúvidas ou encaminhar demandas sobre IPTU, ISS, ITBI e nota fiscal eletrônica. Para utilizar a ferramenta basta fazer um agendamento pela internet e acessar uma sala virtual. No atendimento por vídeo, os servidores podem verificar documentos, esclarecer dúvidas e encaminhar soluções de forma remota. 

A ferramenta vem sendo testada desde julho de 2020 na Secretaria da Fazenda e já possibilitou 304 atendimentos por vídeo. Os resultados positivos levaram o município a ampliar o uso para o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Agora a novidade é utilizada também como auxiliar na gestão de recursos humanos da gestão pública de Gravataí. 

Especializada em soluções de gestão pública digital em nuvem, a empresa catarinense IPM Sistemas atua em parceria com o poder público no projeto de vídeo atendimento. "A digitalização de processos, que já vinha ocorrendo em todo o Brasil, especialmente na iniciativa privada, ganhou muita força durante a pandemia e a tendência é acelerar ainda mais, pois todos perceberam que utilizar tecnologia pode de fato melhorar o serviço público", observa o empresário Aldo Mees. 

Gravataí é exemplo disso também em outra área. A Prefeitura lançou nos primeiros dias de dezembro um serviço de agendamento online de consultas nos serviços municipais de saúde. Via aplicativo, o cidadão pode marcar a consulta - de uma semana para a outra, como ocorre no processo tradicional -, escolher o médico, a data e o horário da consulta. Já o médico pode consultar o histórico do paciente e toda a sua agenda do dia de forma digital. 

"Nós tivemos em 2019 quase 76 mil processos que foram exclusivamente digitais em Gravataí", diz o secretário da Administração, Modernização e Transparência, Alexsandro Lima Viera. Segundo ele, a manutenção de estruturas adequadas para trabalho remoto durante a pandemia garantiu segurança aos servidores e gerou até ganhos de eficiência. Nos últimos meses, diz, a Secretaria da Fazenda e a Procuradoria do município zeraram a fila de expedientes e processos que estavam pendentes nos dois órgãos. 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Mariela Cancelier
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação/IPM Sistemas


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br