TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Perto de Você
   
     
 


30/12/2020

Perto de Você
Serviços e atividades do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac seguiram beneficiando os gaúchos durante a pandemia

Ações de bem-estar, educação, esporte, cultura e solidariedade foram adaptadas para atender a população em um ano de tantos desafios

O ano de 2020 foi cheio de desafios e incertezas, mas foi também uma oportunidade para refletir, ajudar ao próximo e se reinventar. Em sua história, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac sempre buscou promover ações ligadas à saúde, ao bem-estar, à cultura, ao esporte e à educação, que precisaram passar por mudanças significativas nesses últimos meses para manter a proximidade da comunidade mesmo em meio ao distanciamento social. Além disso, os trabalhos dos programas sociais se tornaram ainda mais relevantes. 

Até novembro, mais de 2 milhões de quilos de alimentos foram distribuídos no Estado por meio do Mesa Brasil Sesc, além de 104 mil produtos de higiene e limpeza. E ajudar a complementar as refeições de 142.153 pessoas só foi possível com a parceria de 606 empresas doadoras e parceiros. Entre as organizações que apoiaram o Programa em grandes ações estão a Paquetá, que reverteu parte das vendas do grupo de junho a agosto para a compra de 20 toneladas de alimentos; a Uber, que doou 26,7 mil marmitas; o Carrefour, que distribuiu cartões-alimentação a famílias em situação de vulnerabilidade em 12 estados do País, sendo 4.185 no Rio Grande do Sul; o Instituto Dunga, que em parceria com o Mesa Brasil realizou ações que arrecadaram mais de 31 toneladas de alimentos em campanhas; a BRF que possibilitou a entrega de 22 mil aves de Natal a famílias de Porto Alegre e Região Metropolitana e a Conab, que através do Programa de Aquisição de Alimentos repassou quase 300 mil quilos de alimentos da agricultura familiar. Além de grandes empresas, pequenos produtores e a sociedade em geral fizeram a diferença ao doar o excedente das suas plantações para a campanha Pomar Solidário. Mais de 13 toneladas de frutas e verduras frescas ajudaram a reduzir as carências nutricionais de milhares de pessoas. O Envolva-se distribuiu 47 mil quilos de resíduos, que ao invés de irem para o lixo, puderam ser transformados em geração de renda. Além disso, 103 mil pessoas estiveram envolvidas em videoaulas. Neste período, quase 200 novos voluntários foram capacitados com as aulas on-line do Curso de Preparação para o Voluntariado.

A saúde da população gaúcha foi a grande preocupação do ano, e diversas ações foram realizadas para incentivar o cuidado e reduzir a contaminação. O projeto Amor em Forma de Máscara contou com a disposição e o talento de voluntários dos programas Envolva-se, Voluntariado, Mesa Brasil e Maturidade Ativa em todo o estado para confeccionar e distribuir cerca de 20 mil máscaras de tecido. Também foram doados mais de 100 mil equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas descartáveis, máscaras e outros itens, para hospitais e postos de saúde. E uma iniciativa do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac distribuiu 85 mil extensores de máscara para os gaúchos com o objetivo de reduzir o desconforto causado nas orelhas pelos elásticos e priorizar o bem-estar e a saúde da sociedade.

Esporte é saúde!

Sempre incentivando a prática de atividades físicas para manter a qualidade de vida, o Sesc/RS adaptou suas ações para permitir que a comunidade seguisse seus treinos com segurança. Para isso, foi desenvolvida a Academia On-line, que oferece mais de 200 aulas virtuais por R$ 19,90 mensais, e eventos on-line como as corridas estacionárias do Sesc Correr em Casa. Foram realizadas duas edições, que somaram 43 provas e mais de 180 mil visualizações no Facebook do Sesc/RS. Além disso, foram criados desafios de corrida e ciclismo e o Circuito Sesc de Futebol Virtual, entre outras iniciativas. 

Cultura no RS

A cultura não ficou de fora da programação do ano. As unidades Sesc de todo o Estado sempre incentivaram a arte local com atividades literárias, de artes cênicas, musicais e visuais. Neste ano, ainda no mês de janeiro, Pelotas recebeu o Festival Internacional Sesc de Música, um dos últimos eventos presenciais antes da pandemia. O Arte Sesc em Casa com Você promoveu dezenas de lives que divertiram e levaram conhecimento a milhares de gaúchos. As Feiras Literárias e as sessões do CineSesc Drive-In também foram opções, respeitando os protocolos de saúde vigente em cada região. Já o projeto Arte da Palavra, mesmo todo no formato on-line, realizou oficinas, debates e apresentações. O 6º Sesc Circo, que foi o primeiro festival de circo virtual do Sul do país, teve mais de 7.700 visualizações.

Maturidade sempre ativa

O Programa Sesc Maturidade Ativa foi uma das primeiras atividades presenciais suspensas, por envolver um dos grupos de risco da doença. Mas a distância física foi brevemente aliviada com os meios digitais. Foram diversas as iniciativas que envolveram os integrantes de todo o estado, como gincana, bingo, baile virtual, desenvolvimento de livro de receitas e show de talentos. O programa também alertou os gaúchos durante todo o ano sobre o perigo das fake news, a violência contra as pessoas idosas e o risco de quedas na terceira idade, além de promover atividades lúdicas e recreativas no meio virtual. O principal exemplo é a Semana do Idoso, que reuniu especialistas em torno de discussões sobre como garantir mais qualidade de vida para esse público.  

Alimentação acessível e saudável

Proporcionando todos os cuidados para equipes e clientes, os restaurantes do Sesc/RS passaram a atender na modalidade take away, quando permitido pelas autoridades. Para contemplar com uma alimentação saudável e com preços acessíveis quem precisava seguir suas atividades na rua, os estabelecimentos ofereceram comida para levar por valores a partir de R$ 5. Em novembro, os restaurantes começaram a disponibilizar também o serviço de buffet, com mais opções para quem busca uma alimentação nutritiva e que caiba no bolso. Mais informações estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/saude/restaurantes-e-cafes

Turismo gaúcho em alta

Para quem gosta de viajar, a pandemia trouxe muitas dificuldades e incertezas. Nos últimos meses, o Sesc/RS ofereceu opções de valorização do turismo local e com cuidados maiores para aumentar a segurança. Foram criadas promoções nos hotéis próprios em Porto Alegre, Gramado, Torres e Caxias do Sul, além de ações especiais como a gratuidade para crianças e pets e a flexibilização da pensão completa. As datas especiais também foram contempladas, com 10% de desconto na compra de duas diárias para o Dia dos Pais e a Temporada de Férias de Verão, com preços diferenciados para a hospedagem nos hotéis do Sesc/RS e conveniados no período entre 04/12/2020 a 02/04/2021. As vendas de pacotes seguem disponíveis nas unidades do Sesc em todo o estado, e mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/turismo

Perto de Você

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac desenvolveu o Portal Perto de Você (https://senacrs.com.br/pertodevc), com conteúdos gratuitos para todos os públicos e interesses diversos. Lá são oferecidos videoaulas, cursos, exercícios físicos, dicas, e-books, palestras, testes, oficinas, podcasts, games e muito mais. São cerca de 500 opções, que já receberam mais de 450 mil acessos. No portal, também foi disponibilizado um Curso Guia de Prevenção da Covid-19 (https://senacrs.com.br/pertodevc/guia/), com dicas para a abertura do comércio de bens, serviços e turismo buscando a prevenção ao coronavírus. Um treinamento aberto à comunidade e acessado por 8 mil pessoas. 

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação Sesc/RS


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br