TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Presidente do TJRS fala sobre a atuação do Poder Judiciário para empresários do LIDE RS
   
     
 


07/04/2021

Presidente do TJRS fala sobre a atuação do Poder Judiciário para empresários do LIDE RS
A interlocução entre os poderes e a iniciativa privada é uma das principais bandeiras do TJRS, aponta seu presidente

À frente do tribunal considerado o mais produtivo do País, o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Voltaire de Moraes Lima, participou nesta terça-feira, 6, do LIDE Live, promovido pelo LIDE RS, destacando ações para o enfrentamento da Covid-19, uma forte interlocução do poder judiciário com o Executivo, Legislativo, instituições autônomas e iniciativa privada, além de transparência e agilidade de processos em sua gestão.

Logo no início de sua exposição, o juiz Moraes Lima, falou sobre a judicialização que, no entendimento da maioria da população, tornou-se excessiva, considerando-se o cenário atual. Para ele, entretanto, quando as ações são ajuizadas, o poder judiciário é acionado para resolver problemas e conflitos, tem que se manifestar e decidir. “O poder judiciário é inerte, porém não omisso”.

“Durante a pandemia tivemos que correr, agir rapidamente para manter o judiciário a salvo. Com recursos tecnológicos avançamos, com planejamento e estratégia, preservando a saúde dos magistrados e advogados, procuradores, todos que prestam serviços ao poder judiciários nas 165 comarcas distribuídas pelo Estado, afirmou.

Avanços

Em março de 2020, foi criado o Comitê de Monitoramento do Coronavírus. A partir daí novas medidas foram implementadas, como o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos Empresariais, e o mais recente, como parte da transformação digital do Poder Judiciário, o Balcao Virtual, serviço online que propicia um canal direto para a agilização de processos. Além disto houveram muitas outras iniciativas como a comissão constituída para tratar do plano de carreira. “Precisamos modernizar nossa estrutura. Muitos cargos deixaram de existir e ao mesmo tempo devemos valorizar os nossos servidores”, explicou o presidente do TJRS, afirmando: “Creio que nenhum país possa prescindir das atividades pública ou privada. Por isto, precisamos do aperfeiçoamento de ambas”.

O juiz Moraes Lima falou ainda sobre o reconhecimento nacional do Poder Judiciário do Estado.  No ranking do CLP, aparece em 1º lugar em produtividade e menor custo da Justiça. Também se destaca como melhor colocado no ranking da transparência entre os tribunais de grande porte.

Atuando como coordenador, o presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, referiu o custo do judiciário, a inovação e sustentabilidade do Poder Judiciário, o que para os empresários é altamente relevante, segundo suas palavras. Em resposta, o juiz Moraes Lima reiterou que vai continuar com esta que é a bandeira de sua gestão, uma interlocução cada vez mais forte com as empresas e os poderes.

Sobre o LIDE

O Grupo de Líderes Empresariais - LIDE (www.lidebr.com.br), que hoje conta com mais de 2.000 empresas filiadas no Brasil e no Exterior, é uma associação de empresários que objetiva incentivar e promover o relacionamento e os princípios éticos de governança e respeito ao meio ambiente no Brasil. Fundado em São Paulo, o LIDE expandiu sua iniciativa na região Sul, nos estados de SP, MG, RJ, DF, BH, GO, AM, CE, PE, PR, BA, GO, SC e em países como Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Uruguai, Estados Unidos, México, Alemanha, Itália, Portugal, Suíça, Mônaco, Angola, Marrocos, Moçambique e China. Sua é missão estimular a integração entre lideranças empresariais, empresas privadas e organizações públicas gerando conteúdo comprometido com a livre iniciativa, o Estado de Direto e o progresso.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: jane@marthabecker.com.br
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br