TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Banrisul inaugura espaço para coworking de fintechs
   
     
 


16/09/2021

Banrisul inaugura espaço para coworking de fintechs
Evento de abertura, para autoridades e imprensa, ocorreu nesta quinta-feira (16).

Na semana em que completa 93 anos de trajetória, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) inaugura a sede do BanriTech - programa de aceleração exclusivo do Banco, voltado para startups selecionadas em edital. O espaço, localizado junto ao Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), no Centro Histórico de Porto Alegre (RS), será dedicado a um verdadeiro coworking de fintechs. O evento de abertura, para autoridades e imprensa, ocorreu nesta quinta-feira (16).

“O Rio Grande do Sul tem muito orgulho do seu passado. Estamos na Semana Farroupilha, que celebra um episódio que forma nossa identidade, o Banrisul é um banco quase centenário que muito orgulha os gaúchos e estamos num museu que carrega muita história. Mas a gente precisa olhar para frente, porque não se vive de passado. Para que o Estado tenha perspectiva de futuro, precisa de iniciativas como essa, de inovação. E a inovação surge a partir da colaboração, do compartilhamento, das interações. Quanto mais colocarmos pessoas que pensam diferente e com capacidades específicas em áreas distintas, mais se criam coisas novas. Então, um espaço colaborativo como esse, no centro da capital dos gaúchos, com certeza será um potencializador das interações e, consequentemente, da inovação”, destacou o governador do Estado, Eduardo Leite, ao inaugurar oficialmente o espaço.

O vice-presidente do Banrisul, Irany de Oliveira Sant’Anna Junior, realizou a abertura do evento, ressaltando que o novo espaço nasceu para trazer soluções inovadoras e agregar valor à sociedade. “O Banrisul preserva a sua essência, mas é tradicionalmente moderno; queremos, cada vez mais fortemente, direcionar nossos esforços em criar ambientes para compartilhar conhecimentos, acelerar fintechs e startups em seus processos de inovação, e transformar o mercado como um todo”, enfatizou.

Para o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, esta é uma grande oportunidade para integrar a experiência centenária do Banrisul ao que há de mais atual no campo da inovação e da tecnologia. "O Rio Grande do Sul sempre foi inovador e assim permanece. As empresas de tecnologia geram renda e oportunidades, por isso essa iniciativa do Banrisul em parceria com o Tecnopuc é tão importante para avançarmos".

Cultura

“O Banrisul é um parceiro de primeira ordem. Está presente na viabilização de atividades e na manutenção de alguns equipamentos culturais da Secretaria da Cultura. Apostamos muito no potencial transformador do BanriTech. Ao sediar o Hub Space Banrisul, a Secretaria da Cultura, por meio do MuseCom, ajuda a impulsionar o processo de transformações no campo cultural”, analisa a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.

O novo espaço conta com 440 metros quadrados e estrutura completa para abrigar o trabalho de até 30 startups selecionadas. A sede foi ambientada com obras em grafite de Celopax, um dos principais artistas urbanos da capital gaúcha, com mais de 17 anos de carreira.

Novo mindset

Conforme o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, a inauguração sinaliza ao mercado a capacidade do Banco em acompanhar as novas tendências, como a transformação digital e o open banking. “São as mudanças que o sistema financeiro do Brasil apresenta. É estratégico para nós mantermos essa atualização constante. O Banrisul quer acelerar seu crescimento e se aprimorar a partir de ideias inovadoras, com soluções digitais que aproximam cada vez mais a instituição dos clientes. É com esse enfoque que o segundo edital do BanriTech, para 2022, será lançado. A publicação deve ocorrer ainda neste ano”, anuncia.

O diretor de Crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires, destaca que a expertise do BanriTech é alicerçada em uma equipe qualificada. “Criamos um novo mindset no Banco. São colaboradores comprometidos em disponibilizar uma experiência cada vez mais completa e confiável aos nossos mais de quatro milhões de clientes. No modelo de transformação digital do Banrisul, as pesquisas de campo são fundamentais para estabelecer melhorias”, destaca.

Para o diretor de Tecnologia da Informação e Inovação do Banco, Jorge Krug, o foco central de todas essas transformações são os usuários. “Cada vez mais temos de começar a quebrar o modelo monolítico. É vital fazer parcerias com startups e estar mais próximo do mundo das fintechs. O que estamos buscando é isso: colocar o Banrisul cada vez mais no ambiente digital, conectado a uma geração de clientes que exige exatamente isso”, pontua.

Primeiro ciclo do BanriTech encerra em novembro

O BanriTech é uma iniciativa em parceria com o Tecnopuc, que busca aprimorar avanços em transformação digital. O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, destacou a influência positiva do programa nos campos econômico, social,  educacional e de desenvolvimento.

Desde abril, 30 startups desenvolvem processos de diagnósticos e plano de ação, além de participarem de workshops, mentorias e consultorias especializadas, exposições e networking. O encerramento do primeiro ciclo de aceleração do programa será marcado pelo BanriTech Pitch Day, em 26 de novembro, quando os três melhores cases serão premiados.

Participam do processo as seguintes startups: 4EX Investimentos, Akintec, Carmonetize, Cash To Flow, Concede, Cont21, Digitalk, Dinheirow, Extratify, Finazul, FJJ Soluções, Galax Pay, Genial Ideias e Soluções, Insumo Fácil, Itera, iUpay, iWeb, LigeroSmart, Mutuus Insurtech, PickMe, Pix Force, Planetun Tecnologia da Informação Ltda., Polen, Simpay, Synapsystem, Tickeat, Ubots, UpFlux, VIOLIN e Wake Up Cobranças.

Confira o vídeo de inauguração do espaço físico do BanriTech: https://youtu.be/xHkjQdzTezM 

Legenda da foto: O vice-presidente do Banrisul, Irany Sant’Anna Junior, fez a abertura do novo espaço. Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Banrisul
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Espaço BanriTech - Foto Itamar Aguiar - Palácio Piratini


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br