TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Granpal se mobiliza para aproveitar o South Summit 2022
   
     
 


03/12/2021

Granpal se mobiliza para aproveitar o South Summit 2022
E acelerar o setor de inovação na Região Metropolitana

Evento de capacitação reuniu prefeitos, gestores, lideranças políticas e empresariais nesta sexta-feira, no Instituto Caldeira, na Capital

Atenta às oportunidades que serão geradas com a realização do evento de inovação South Summit 2022, na Capital gaúcha, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizou nesta sexta-feira (3), em parceria com o Instituto Caldeira, um encontro de capacitação com prefeitos, gestores, lideranças políticas e empresariais para debater a iniciativa, que tem sede em Madrid, na Espanha, e pela primeira vez ocorrerá na América do Sul.

Durante toda a manhã, os participantes trocaram informações e percepções sobre negócios, conexões e potencialidades do evento, considerado um dos maiores do mundo no gênero. O encontro fortaleceu o posicionamento da Granpal de aproveitar a realização do South Summit para acelerar o ecossistema de inovação em toda a Região Metropolitana. Os debatedores foram unânimes em afirmar que a região tem potencial para ser uma referência do setor para o Brasil e o mundo.

O local escolhido para receber as discussões nesta sexta-feira foi o próprio Instituto Caldeira, um hub de empresas e startups de inovação localizado no revitalizado 4º Distrito da Capital. O CEO do Instituto, Pedro Freitas Valério, abriu as atividades dando boas-vindas à Granpal e aos presentes.

Presidente da Granpal e prefeito da anfitriã Porto Alegre, Sebastião Melo demonstrou muito otimismo com as oportunidades e o impacto positivo do encontro mundial para a Região Metropolitana como um todo. “O South Summit não é da prefeitura de Porto Alegre, não é do Governo do Estado. É de todo o Rio Grande do Sul, de todo o Brasil, de toda a América do Sul. Ele irá trazer enormes oportunidades, mexer com a nossa economia e promover um alto astral em todos os municípios da região. E isso será algo que ficará para o futuro, por muitos anos”, apontou Melo.

Na sequência, o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, chamou a atenção para a grandiosidade do evento do próximo ano. “Nosso ecossistema de inovação já é excelente, mas precisamos agora ter acesso ao grande capital e teremos aqui uma janela para o mundo, que poderá trazer isso que falta e acelerar todo o processo”, disse Gomes.

Em sua palestra, o secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul, Cláudio Gastal, abordou a importância do South Summit para o Estado. “A Região Metropolitana deve se apropriar desse movimento potencializado pelo South Summit e consolidar sua vocação para inovação e tecnologia”, afirmou.

Já Thiago Ribeiro, executivo da empresa 4all, fez uma explanação com o título “Por que o South Summit? Empreendedorismo, inovação, negócios e investimentos”. Dentre vários pontos, destacou: “Não tenho dúvida de que este é o melhor momento para que o South Summit ocorra aqui em Porto Alegre, quando a cidade e a região olham e se abrem como nunca para o setor criativo e de inovação ”, avaliou Ribeiro.

Pró-Reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Alsones Balestrin focou nas oportunidades do South Summit para os ecossistemas de inovação das cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. “Precisamos, cada vez mais, fortalecer uma nova cultura, um novo mindset, para que as novas e futuras gerações vejam oportunidades e possamos reter e atrair talentos e grandes empresas nesta área”, ponderou.

Encerrando o ciclo de palestras, prefeitos da Granpal como Jairo Jorge, de Canoas, Marcelo Maranata, de Guaíba, Luiz Zaffalon, de Gravataí, e Rodrigo Battistella, de Nova Santa Rita, destacaram a importância da ação de preparação para o South Summit e o desafio de manter esse ambiente de inovação em suas comunidades nos próximos anos.

O South Summit

O South Summit é uma plataforma para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios. Sua realização em Porto Alegre, no primeiro semestre de 2022, também marcará as celebrações dos 250 anos da Capital gaúcha.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Taís Dihl
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Mateus Raugust/PMPA


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br