TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Ceasa Porto Alegre
   
     
 


17/03/2009

Ceasa Porto Alegre
Apresentado sistema de embalagens

O Ministério Público recebeu na última terça-feira, 10, projeto da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa-RS) e da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) visando aumentar a segurança alimentar. Ao coordenador do Cidecon, promotor de Justiça Alexandre Lipp João, foi explicado que a iniciativa consiste na utilização de caixas plásticas higienizadas no transporte e manuseio dos produtos hortícolas que circulam pela Ceasa-RS.

Pioneiro no país, o projeto visa substituir gradativamente as caixas de madeira e papelão pelas embalagens plásticas. As novas caixas serão higienizadas na própria Ceasa após cada uso. Paulo Antônio Regla, gerente da divisão operacional da Ceasa, Luis Carlos Borella, diretor técnico da Ceasa, e Valtair Niemeier, engenheiro agrícola da Emater, ressaltaram que a adoção das novas embalagens atende à Instrução Normativa n.° 09/2002 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O documento do Governo Federal regulamenta o acondicionamento, manuseio e comercialização dos produtos hortícolas “in natura” em embalagens próprias para a comercialização, visando sua proteção, conservação e integridade. Entre outras medidas, estabelece dimensões das embalagens, que devem ser mantidas íntegras e higienizadas, que podem ser descartáveis ou retomáveis e que devem estar de acordo com as disposições específicas referentes às Boas Práticas de Fabricação, ao uso apropriado e às normas higiênico-sanitárias relativas a alimentos.

Fonte: MP/RS
Autor: Ricardo Grecellé
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 

































 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

R. Dr. Flores, 263 - cj 1101
Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br