TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Pontal do Estaleiro
   
     
 


23/03/2009

Pontal do Estaleiro
Procempa apresenta modelo de consulta popular pela internet

Prefeito em exercício José Fortunati em audiência com o diretor-presidente da Procempa, André Imar

O prefeito em exercício José Fortunati recebeu na 6ª feira (20), a proposta do diretor-presidente da Procempa, André Imar, e de diretores técnicos para a viabilização da consulta popular eletrônica sobre o Pontal do Estaleiro. Na reunião, foi apresentado um plano inédito no País utilizando a internet como um dos meios de participação da população. 

No sistema previsto, o eleitor poderia optar entre dois tipos de votação: o remoto, com cadastramento e votação pelo computador, e o presencial, com a apresentação do título de eleitor, que ocorreria nas escolas municipais e locais públicos compatíveis. A consulta dar-se-ia pelo provedor do município (Portoweb), que possui certificação de segurança da informação, e estaria disponibilizada no portal da prefeitura. O sistema prevê, ainda, cruzamento de informações com base no pré-cadastramento, que garantiriam um voto por pessoa.
 
De acordo com o presidente da Procempa, a proposta apresentada é viável, confiável e com custos reduzidos. Fortunati ficou satisfeito com os argumentos e com o estudo consistente em relação à viabilidade e segurança do sistema, que atenderia os requisitos para garantir credibilidade do processo: “Queremos ter o processo mais confiável possível, que não permita nenhum questionamento técnico”.
 
Fortunati destacou que o próximo passo será discutir a proposta com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE): “A partir desta análise poderemos definir a utilização da internet na consulta do Pontal”. A reunião está prevista para esta semana.

Fonte: Agência POA
Autor: Comunicação Social
Revisão e edição: Renata Appel

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br