TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Cuidando do meio ambiente
   
     
 


24/03/2009

Cuidando do meio ambiente
Medição individualizada é apresentada na campanha do Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água, comemorado no domingo, 22/03, a Universidade da Água (Uniágua), a Sabesp e a multinacional Techem, líder absoluta no Brasil em monitoramento e consumo de água, promoveram, com o apoio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, uma ação coletiva sobre a importância da medição individualizada da água em condomínios para o consumo racional. O evento contou com a participação do secretário de Participação e Parceria, Ricardo Montoro. 

Promotores, educadores socioambientais e os mascotes “Gotilde” e “Pingote” estiveram presentes no local, junto a um caminhão-pipa e monitores da Sabesp, distribuindo copos de água e a cartilha “Medição Individualizada – Água. Use com Sabedoria”, que trata da Medição Individualizada na campanha em 2009. A partir da publicação, desenvolvida pela ONG Universidade da Água e a Techem, a equipe esclareceu a população sobre a função, procedimentos e relevância da iniciativa. 

Além disso, foi realizada pesquisa de opinião com cerca de 700 pessoas presentes no parque sobre medição individualizada de água. “O evento superou as nossas expectativas, pois contou com uma participação ainda maior que no ano passado”, afirma o Diretor-geral da Techem, Eduardo Lacerda. Segundo ele, os primeiros resultados da pesquisa apontaram que cerca de 80% das pessoas acham fundamental ter medição individualizada de água no momento da compra de imóvel. 

Para o Presidente da Universidade da Água, Gilmar Altamirano, a ação foi bastante positiva, pois as pessoas demostraram grande interesse em conhecer as ferramentas para economia de água. “Percebemos que a população não quer apenas economizar água, mas também conhecer as ferramentas disponíveis para isso”, diz ele.

Para as instituições, a medição individualizada de água em condomínios residenciais e comerciais, horizontais ou verticais, vai além da justa divisão das despesas, pois induz ao uso consciente. “Quando cada unidade se responsabiliza por seu consumo, a tendência é que haja menos desperdício e que cada unidade se conscientize de seu papel no coletivo”, afirma Eduardo Lacerda. 

A prática, comum na Europa há mais de 50 anos, sendo obrigatória em diversos países, é de responsabilidade municipal no Brasil. Cidades como Recife e Brasília já instituíram a obrigatoriedade e em São Paulo o projeto de lei aguarda sanção. A Agência Nacional das Águas (ANA) estima que 5 mil condomínios utilizam o sistema, sendo 1.200 deles em São Paulo. 

Segundo o know-how da Techem, que desde 2006 já instalou mais de 20 mil pontos de hidrômetros individuais, cada unidade pode economizar até 40% em seu consumo de água, pois em um edifício com 100 apartamentos, por exemplo, 70 proprietários pagam pelos gastos de 30. Além disso, os pequenos vazamentos, responsáveis por grande parte do desperdício, podem ser diagnosticados com precisão, dado o alto grau de confiabilidade do sistema. 

Para instalar o sistema, o imóvel pode estar em fase de construção ou finalizado, desde que tenha um sistema hidráulico que o viabilize. A decisão é responsabilidade do condomínio, que deve avaliar entre as tecnologias disponíveis no mercado qual oferece a melhor experiência e idoneidade, para evitar que o desempenho de distribuição de água do condomínio seja prejudicado, gerando pontos de consumo sem pressão, vazamentos e medição imprecisa.

Dentre as tecnologias disponíveis, a mais moderna é o sistema de rádio freqüência, utilizada pela Techem. Com a precisão que oferece, há economia tanto na esfera unitária, quanto na coletiva, pois os dados individuais e das áreas comuns são apresentados separadamente e com objetividade. Outra vantagem é a segurança e o conforto do cliente, já que dispensa a entrada de um técnico no imóvel para a leitura. Desde 2009, a Sabesp disponibiliza o serviço de emissão da conta individual, desde que os hidrômetros estejam dentro do padrão estabelecido. 

Além disso, é importante que os profissionais responsáveis pela gestão do condomínio (zeladores, síndicos, gerentes) estejam comprometidos com a educação socioambiental. “A medição individualizada, é uma recurso que oferecemos para o consumo racional. As lideranças de cada condomínio devem estar comprometidas com medidas de conservação e mobilização da comunidade, estabelecendo ações potencializadoras como, por exemplo, as metas de redução”, complementa Lacerda. 

Sobre a Techem 

Com 55 anos de experiência, a Techem é uma das líderes mundiais em serviços de medição individualizada, especialmente de água e gás, com 43 milhões de medidores em 25 países. Presente no Brasil desde 2006, a empresa já se tornou líder absoluta no segmento e é responsável pela gestão de 20 mil pontos de medição em dezenas de condomínios. Para este ano, serão investidos cerca de R$ 6 milhões em ações de marketing e treinamento de instaladores hidráulicos especializados em medição. 

O grande diferencial da Techem é ser a única empresa do segmento atuando em todo o processo da medição individualizada, o que engloba a venda, instalação, gestão da informação e suporte dos equipamentos instalados. O cliente ainda tem acesso a um portal em que pode acessar gratuitamente suas informações de consumo. 

Dentre as vantagens da medição remota, por meio do sistema de radio freqüência, estão a garantia e a confiabilidade dos dados e total segurança e conforto, uma vez que não se faz necessário a presença de um técnico dentro da residência ou condomínio para a realização da leitura. Além disso, a medição precisa de seus hidrômetros, certificados pelo Inmetro e Anatel, permite a identificação de problemas como vazamentos, possibilitando o acompanhamento das características de consumo médio de cada apartamento. 

Sobre a Uniagua 

Criada em setembro de 1998, a Universidade da Água é uma organização não governamental que nasceu com a missão de promover a proteção, a preservação e a recuperação da água (essencial à vida no planeta), por meio da educação ambiental. Entre seus principais objetivos, está a promoção e desenvolvimento de projetos e ações de educação ambiental, manutenção de um sistema de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações sobre recursos hídricos, estímulo de estudos de impacto ambiental e a difusão de conhecimento científico sobre a água. Mais informações em: www.uniagua.org.br.

 


Fonte: Communica Brasil
Autor: Lívia Ascava/ Foto: Beatriz Cardozo
Revisão e edição: Emily Canto Nunes

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br