TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Meio ambiente
   
     
 


26/03/2009

Meio ambiente
Sheraton Porto Alegre participa da Hora do Planeta

O Hotel Sheraton Porto Alegre está entre as primeiras empresas do Rio Grande do Sul a aderir à Hora do Planeta, movimento mundial de conscientização ambiental que acontece no próximo dia 28/03, sábado. Promovida pela World Wildlife Fund (WWF), a iniciativa pretende reunir cerca de 1 bilhão de pessoas dos 5 continentes que, durante 60 minutos, entre 20h30 e 21h30, vão apagar as luzes simultaneamente em mais de mil cidades. Com o gesto, aparentemente simples de desligar as lâmpadas, a WWF quer motivar os participantes a fazer uma profunda reflexão sobre o problema do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Como contribuição ao ato simbólico em nível mundial, o 5 estrelas porto-alegrense programou várias ações. Durante o horário previsto, será desligada a iluminação do “S” da marca Sheraton fixado na fachada do prédio. Toda a frente do hotel, a área ao redor da fonte e o lobby serão iluminados apenas por tochas e velas. Também serão diminuídas as luzes das áreas comuns e corredores e um dos elevadores sociais será desligado. Por uma hora, os serviços de lavanderia também não funcionarão.

À noite, o restaurante Bistrô Porto Alegre vai preparar um jantar à luz de velas, que será acompanhado de um cardápio totalmente elaborado com produtos orgânicos. Além disso, os hóspedes serão informados sobre a importância da iniciativa e convidados a comparecerem no lobby do hotel, no horário previsto, onde receberão uma caipirinha cortesia – a medida é uma forma de diminuir o gasto de energia nos apartamentos. O hotel aboliu lâmpadas incandescentes, instalou redutores de vazão de água e criou o Green Sheraton, comitê interno para disseminar a consciência ambiental entre as equipes.
 

A preocupação do Sheraton com o meio ambiente não se resume, no entanto, a ações pontuais como as que estão previstas para o dia 28/03. O hotel foi um dos primeiros empreendimentos de Porto Alegre a adotar, há quase 3 anos, o gás natural em substituição ao GLP. Além do enorme ganho ambiental – o gás natural é muito menos poluente que o GLP –, a mudança na matriz energética ainda permitiu uma economia de cerca de 30% na conta mensal de gás.
 

O Sheraton também aboliu completamente as lâmpadas incandescentes, substituídas por fluorescentes, bem mais econômicas. Outra medida de grande impacto foi a instalação, em todas as torneiras e chuveiros, de redutores de vazão para economizar água. O hotel também criou o Green Sheraton, um comitê interno encarregado de disseminar a consciência ambiental entre as equipes e de buscar soluções inovadoras que permitam economizar energia e água.

O comprometimento da Rede Starwood, proprietária da marca Sheraton, com a sustentabilidade ambiental não é de hoje. Em 2006, a Starwood lançou o Element Hotels, uma cadeia de hotéis que passou a adotar iniciativas voltadas para a conservação dos recursos naturais e a buscar a respeitadíssima certificação ambiental do Green Building Council. Além do Sheraton Porto Alegre, já programaram ações de conscientização para a Hora do Planeta os principais hotéis Sheraton da América Latina, como o Barra Hotel e o Rio Hotel & Resorts, no Rio de Janeiro, e as unidades de Buenos Aires, Cidade do México e Santiago do Chile.

Embora seja um ato simbólico, no qual a população, governos e empresas vão expressar que estão preocupadas com a sustentabilidade ambiental, a Hora do Planeta é também uma demonstração de que pequenas ações feitas por milhões de pessoas podem fazer diferença. Imaginando que 1 milhão de residências desliguem apenas uma lâmpada incandescente de 100 Wats durante 60 minutos – o tempo previsto para a Hora do Planeta – a luz economizada daria para suprir as necessidades de energia de cerca de 136 mil apartamentos durante um mês inteiro.

Fonte: NEIVA MELLO Assessoria em Comunicação
Autor: Vicente Medeiros
Revisão e edição: Emily Canto Nunes

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br