TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Tecnologia
   
     
 


28/03/2009

Tecnologia
Primeira fábrica brasileira de chip é inaugurada em Porto Alegre

Porto Alegre inaugurou nesta sexta-feira dia 27, a primeira fábrica de chip comercial do Brasil. Pela manhã, o prefeito José Fogaça integrou a cerimônia de inauguração do Centro de Design do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec). Ao lado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, Fogaça descerrou a placa alusiva à abertura da fábrica e visitou as instalações. A solenidade marcou a posse do novo presidente do Ceitec, o alemão Eduard Rudolf Weichselbaumer.

Localizado na Estrada João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro, o Ceitec é uma parceria entre governos federal e estadual e prefeitura, que destinou a área de 5,5 hectares para a construção do complexo. Especializada no desenvolvimento e produção de circuitos integrados de aplicação específica (ASICs), o centro tem capacidade para produzir chips de alta tecnologia, exercendo papel estratégico para a indústria microeletrônica no país.

Para Fogaça, o centro consolida a vocação da Capital para a tecnologia e possibilitará a atração de novos empreendimentos do setor para a cidade. “Porto Alegre está muito orgulhosa. A obra está inaugurada e nos dá a certeza de que a fábrica de chips poderá criar um ambiente propício para a tecnologia no entorno desta região. A prefeitura vai dar todas as condições para que isso aconteça”, afirmou o prefeito, que lembrou ainda a criação pela prefeitura da Agência Inova PoA, visando a favorecer o desenvolvimento do setor de tecnologia na cidade, e a parceria entre governos federal, estadual e municipal para a implantação do Ceitec.

Em fase final de implantação e certificação, o Ceitec será a única fábrica da América Latina capaz de desenvolver chips. Atualmente, 45 engenheiros trabalham no Design Center. A partir de julho, a fábrica deverá começar a produzir chips comercialmente. Conforme o novo presidente, a meta é ampliar a capacidade produtiva e expandir para 120 o número de engenheiros trabalhando no centro de desenvolvimento.

Fonte: Comunicação Social PMPA
Autor: Imprensa PMPA
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br