TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Consumidor aumenta preocupação com utilização racional de energia elétrica
   
     
 


06/04/2009

Consumidor aumenta preocupação com utilização racional de energia elétrica
Segundo pesquisa da IBM, 90% gostariam de ter um medidor inteligente para gerenciar uso

A preocupação sobre o consumo de energia já atinge a população mundial. Em pesquisa realizada pela IBM, mais de 90% dos entrevistados indicaram que gostariam de ter um medidor inteligente e de ferramentas para gerenciar seu uso de energia. Além disso, mais de 40% dos consumidores estão procurando novas formas de interagir com as distribuidoras de energia elétrica, enquanto até 70% estão dispostos a experimentar novos programas e serviços.

Jovens entre 18 e 34 anos são os que se mostram mais interessados por modelos de autoatendimento e gerenciamento automático de energia. Essa faixa etária, em especial menores de 25 anos, é a que mais deseja pagar um encargo adicional por esses novos serviços.

Receber mensagem em um dispositivo móvel quando falta energia em casa também despertou interesse desses jovens. Cerca de 30% estão mais dispostos do que outras faixas etárias a pagar pelo serviço.

“Observamos que o consumidor de energia está buscando novas formas de obter informações para tomar decisões mais proativas e eficientes sobre o uso de energia”, diz Elton Tiepolo, executivo da área de Utilities da IBM Brasil. “Assim, empresas de distribuição de energia elétrica do mundo inteiro estão modernizando suas redes para conseguir melhor controle operacional, entregando mais qualidade e novos serviços”.

A modernização na rede de energia, com a oferta de novos serviços, por exemplo, disponibiliza informações aos consumidores para que eles possam tomar medidas para reduzir o desperdício.

Brasil
“No caso do Brasil, é preciso incentivar conversas entre governo, distribuidoras e fornecedores de TI, a fim de desenvolver soluções que sejam viáveis e adequadas ao nosso mercado. As redes inteligentes, também conhecidas como SmartGrid, são uma alternativa economicamente”, afirma o executivo da IBM Brasil.

De acordo com a empresa, as redes elétricas atuais refletem um tempo em que o custo da energia era mais acessível e o impacto ao meio ambiente não era uma prioridade. Como resultado de ineficiências nesta área, atualmente há muito desperdício. Perde-se, anualmente, segundo a IBM, energia suficiente para abastecer a Índia, a Alemanha e o Canadá por um ano inteiro.

O levantamento contou com cinco mil entrevistados em doze países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Japão, Nova Zelândia e Reino Unido.

O relatório completo, com recomendações detalhadas para empresas de energia, pode ser encontrado em http://www.ibm.com/services/gbs/lightingtheway.

Fonte: Época NEGÓCIOS Online
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br