TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Produção industrial cresce em 9 de 14 regiões, informa IBGE
   
     
 


06/04/2009

Produção industrial cresce em 9 de 14 regiões, informa IBGE
Na comparação com fevereiro de 2008, só o Paraná teve crescimento anual com setor de edição e impressão

RIO - A produção industrial brasileira cresceu em 9 das 14 regiões pesquisadas em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, segundo dados do IBGE. Já na comparação com com fevereiro de 2008, o único dos 14 locais pesquisados pelo instituto a registrar aumento na produção em foi o Paraná (1,5%), por causa do bom desempenho do setor de edição e impressão na região. Nos outros 13 locais pesquisados, todos mostraram quedas na produção nessa base de comparação.

Entre as áreas com queda superior à da média nacional (-17,0%, segundo divulgou o IBGE na semana passada) estão Espírito Santo (-29,5%), Minas Gerais (-26,0%), Amazonas (-20,8%), Rio Grande do Sul (-20,5%), Santa Catarina (-19,8%), Pernambuco (-17,5%) e São Paulo (-17,5%). Registraram queda ainda a Bahia (-10,0%), Pará (-10,2%), Ceará (-10,5%), Goiás (-11,1%), região Nordeste (-12,1%) e Rio de Janeiro (-13,2%).

Nessa base de comparação, as principais expansões ocorreram na Bahia (13,7%), Espírito Santo (8,3%), Minas Gerais (5,7%), Paraná (5,7%) e região Nordeste (4,1%). Todos esses locais superaram a média nacional de expansão da indústria no período, que foi de 1,8%. Outros locais com taxa positiva na produção da industrial, também em base mensal, foram: Rio Grande do Sul (1,6%), Pará (0,9%), Ceará (0,8%) e São Paulo (0,5%).

Do lado negativo ficaram Pernambuco (-5,6%), Santa Catarina (-4,6%), Amazonas (-2,2%), Rio de Janeiro (-1,7%) e Goiás (-0,5%).

Nos outros 13 locais pesquisados, todos mostraram quedas na produção da indústria, nessa base de comparação. Entre as áreas com queda superior à da média nacional, que foi de retração de 17%, ficaram Espírito Santo (-29,5%), Minas Gerais (-26%), Amazonas (-20,8%), Rio Grande do Sul (-20,5%), Santa Catarina (-19,8%), Pernambuco (-17,5%) e São Paulo (-17,5%).

Bimestre

No acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, ocorreu recuo na produção, ante os dois primeiros meses do ano passado, nas 14 regiões pesquisadas. As indústrias do Espírito Santo (-31,4%), Minas Gerais (-27,6%), Amazonas (-22%), Rio Grande do Sul (-20,6%) e São Paulo (-17,7%) registraram quedas maiores que a média nacional apurada para o primeiro bimestre de 2009, que foi de retração de 17,2%.

Segundo os técnicos do IBGE, as quedas acima da média nessas regiões ocorreram "devido à redução generalizada na atividade fabril que afeta ramos produtores de bens de consumo duráveis (eletrônicos, eletrodomésticos e móveis), intermediários e bens de capital (maquias e equipamentos)", disseram, no documento de divulgação do instituto.

Recuperação lenta

Os resultados regionais da indústria mostram o forte peso que os segmentos de metalurgia básica e mineração tiveram na derrocada de algumas regiões em fevereiro, segundo destacou a economista da coordenação de indústria do IBGE, Isabella Nunes. Segundo ela, esses segmentos foram os principais responsáveis pelo recuo, em fevereiro ante igual mês do ano passado, na produção de Minas Gerais (-26,0%) e Espírito Santo (-29,5%).

No caso da metalurgia básica - cuja queda em nível nacional nessa base de comparação foi de 31,6% -, a influência negativa foi ampla e se estendeu também por regiões como Goiás, Pernambuco, região Nordeste, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará.

"O quadro em grande parte das regiões prossegue muito negativo, a única exceção é o Paraná", disse Isabella. A indústria paranaense foi a única, entre as 14 regiões pesquisadas pelo IBGE, a registrar crescimento (1,5%) na produção ante igual mês do ano passado. Segundo a economista, isso ocorreu sobretudo por causa do segmento de edição e impressão, devido a encomendas governamentais para início do ano letivo nas escolas.

Ainda de acordo com Isabella, os resultados regionais da indústria confirmaram o diagnóstico feito em nível nacional, na semana passada, e que mostrou alguma reação do setor industrial em fevereiro em relação aos péssimos resultados de dezembro do ano passado, mas uma recuperação ainda muito lenta e insuficiente para registrar as quedas ocorridas anteriormente. No acumulado do primeiro bimestre do ano, todas as regiões registraram queda na produção.

Fonte: estadao.com.br
Autor: Jacqueline Farid
Revisão e edição: Agência Estado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br