Imprimir
 

Técnica foi utilizada pela primeira vez na retirada de vesícula biliar

O Serviço de Cirurgia Digestiva do Sistema de Saúde Mãe de Deus foi selecionado pela Universidade Positivo de Curitiba para compor o grupo de desenvolvimento de um novo dispositivo cirúrgico para intervenções abdominais minimamente invasivas.

A técnica foi utilizada pela primeira vez na retirada de vesícula biliar e deverá ser posta em prática em outras cirurgias abdominais. De acordo com gestor do serviço no Mãe de Deus, Dr. Gerson Junqueira Junior, o procedimento é diferenciado, pois utiliza apenas um orifício para introdução de sistema óptico e instrumentos cirúrgicos. “O detalhe técnico inovador é a necessidade de produzir um único orifício na cicatriz umbilical,’’ destaca o médico.

Além do Mãe de Deus, sete outros hospitais do Brasil foram selecionados para participar de um grupo de estudos de desenvolvimento e validação da nova técnica que foi coordenado pela Universidade Positivo. O método foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e o material utilizado foi certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Autor: Mathias Simon
Fonte: Ufizzi Consultoria em Comunicação

Imprimir