Imprimir
 

Segundo Ministério da Justiça, número é recorde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam, em três meses de ação conjunta, mais de 170 t de medicamentos com diversas irregularidades, em vários Estados do País. Segundo o Ministério da Justiça, o número é recorde: durante todo o ano de 2008, foram apreendidas 20 t de remédios.

As apreensões são resultado de um termo de cooperação técnica assinado entre o Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) e a Anvisa. Havia produtos sem registro, com prazo de validade vencido, falsificados ou contrabandeados. Durante as operações, 54 pessoas foram presas.

Segundo o Ministério da Justiça, a falsificação de medicamentos não é feita no Brasil, mas os produtos entram pelos portos e pelas fronteiras, vindos principalmente do Paraguai.

Entre os produtos apreendidos, havia remédios usados para tratar doenças graves, como o câncer. A falsificação de medicamentos é considerada crime hediondo, com penas que podem chegar a 15 anos de prisão.


Autor: Redação
Fonte: Terra

Imprimir