Imprimir
 

Equipamentos, importados dos Estados Unidos e da Espanha, representam investimento de cerca de R$ 1,5 milhão

Com uma movimentação mensal de cerca de 300 mil itens – entre material hospitalar e medicamentos -, a Farmácia do Hospital Moinhos de Vento está implantando soluções automatizadas para armazenagem do estoque, seguindo a tendência mundial de adoção de tecnologias para aumentar o nível de eficácia nos processos e a segurança para os pacientes. Os novos equipamentos permitem automatizar a gestão, distribuição e o controle do que é fornecido pela Farmácia. Esses são formados por conjuntos de armários rotativos e dispensários com aberturas de gavetas controladas por identificação biométrica - através da digital do usuário.

Na farmácia central será instalado armário rotativo vertical, chamado Carrossel - composto de bandejas rotativas que possibilitam gerenciar pedidos ao estoque, agilizando o processo de separação das prescrições. Para completar a segurança da operação há ainda a conferência de dados, como lote e prazo de validade, via código de barras.

A supervisora da Farmácia, Shirley Frosi, explica que “este tipo de tecnologia agrega segurança ao plano de cuidado do paciente e que no processo manual uma prescrição leva em média 10 minutos para ser separada e conferida, com a nova tecnologia, o tempo por prescrição poderá ser reduzido para até 3 minutos”.

Atualmente, já está em funcionamento um dispensário eletrônico no Centro Obstétrico e, até o final do ano, serão colocados outros cinco, distribuídos na CTI Neonatal, CTI pediátrica, Unidade de Internação e na nova maternidade. O dispensário eletrônico possibilita definir os níveis de acesso ao estoque e o usuário tem acesso aos medicamentos prescritos e validados pelo farmacêutico, garantindo a política de segurança e de acesso aos medicamentos definida pelo hospital. A monitorização das movimentações de estoque nos dispensários é feita on line pela farmácia.

Os equipamentos, importados dos Estados Unidos e da Espanha, representam um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão. Os novos processos estão de acordo com as exigências da certificação para acreditação internacional que afere a qualidade das instituições de saúde e que já deu ao Hospital Moinhos de Vento o reconhecimento pela Joint Commission International.


Autor: Shirlei Raquel Manteufel
Fonte: Comunicação/Marketing HMV

Imprimir