Imprimir
 

Tabacarias também serão alvo da lei antifumo

São Paulo - Nem as tabacarias de São Paulo vão escapar das “blitze caça fumaça”, quando a lei antifumo entrar em vigor. A ideia de que a placa “charutaria” afastaria os 250 fiscais foi derrubada, uma vez que ontem a Secretaria de Estado da Saúde confirmou que estes locais também estarão sujeitos às multas caso, além do tabaco, sejam oferecidos outros produtos, como bebidas .

A informação de que os bares Volt e Z Carniceria, points recém-instalados nas boêmias Ruas Augusta e Haddock Lobo, foram registrados como tabacarias deu margem para que os fumantes acreditassem que poderiam estar livres das sanções nesses locais. “Não foi oportunismo nos cadastro como tabacarias”, afirmou Facundo Guerra, sócio-proprietário dos estabelecimentos. “Era uma vontade oferecer serviços de tabacaria, mas ao que parece não é mais uma proposta tão feliz.”

Isso porque, o governo de São Paulo disse que a dupla função bar/tabacaria é proibida. “Tabacaria é um estabelecimento voltado exclusivamente ao comércio e consumo de produtos fumígenos e deve ter cadastro específico para tal fim”, respondeu a pasta. “A secretaria pretende mobilizar todos os munícipes para que estejam atentos ao consumo irregular de produtos fumígenos em recintos fechados de uso coletivo”. A informação coloca no alvo a maioria das tabacarias paulistas, uma vez que é difícil encontrar um estabelecimento que se apresente dessa forma que não ofereça aos clientes algum tipo de bebida ou petisco. 


Autor: Consumidor-RS
Fonte: Estado de S. Paulo

Imprimir