Entre as empresas contempladas pelas melhores práticas com os consumidores estão: Ajinomoto, FIAT, Coca Cola Femsa, TAM, SulAmérica Seguros, Dakota, Sky e Tecnisa
São Paulo, 30 de abril de 2009 – Em sua décima edição, o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, já tem sua lista de vencedores.
Reconhecidamente o maior e mais importante prêmio de relações de consumo do Brasil, a premiação é promovida pela revista Consumidor Moderno (Grupo Padrão) em parceria com o Instituto GFK Indicator.
Criado para valorizar a transparência das empresas em relação às ações com o cliente e seus esforços para manter a satisfação do consumidor, congrega empresas dos mais variados setores da economia.
Entre as sete melhores empresas avaliadas pelos consumidores estão: Ajinomoto, FIAT, Coca Cola Femsa, TAM, SulAmérica Seguros, Dakota, Sky e Tecnisa.
Acompanhe a lista completa de empresas premiadas:
VENCEDORES (EMPRESAS) PRÊMIO CM 2009
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EMPRESA
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CATEGORIA
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AJINOMOTO INTERAMERICANA INDÙSTRIA E COMÉRCIO LTDA
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Alimentos
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FIAT AUTOMÓVEIS S/A
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Automóveis
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MERCEDES-BENZ DO BRASIL LTDA
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Automóveis de Luxo
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CUMMINS BRASIL LTDA
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Autopeças
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REDECARD
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B2B
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BANCO REAL
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Banco Varejo
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UNIBANCO UNIÃO DE BANCOS BRASILEIROS – UNICLASS
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Bancos Premium
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COCA COLA FEMSA
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Bebidas
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TICKET SERVIÇOS S/A
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Benefícios
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DAKOTA S/A
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Calçados
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HIPERCARD BANCO MULTIPLO S/A
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Cartões de Crédito
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PILKINGTON BRASIL LTDA – BLINDEX
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Casa e Construção
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MOTOROLA INDUSTRIAL LTDA
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Celulares
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TAM LINHAS AÉREAS S/A
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Cias Aéreas
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SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA.
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Comunicação
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TECNISA S.A.
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Construção Civil
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MANTECORP IND. QUIM. E FARM. LTDA
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Cosméticos
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PORTAL EDUCAÇÃO LTDA
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Educação
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WHIRLPOOL LATIN AMERICA
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Eletroeletrônicos
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ELEKTRO - ELETRICIDADE E SERVIÇOS SA
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Energia Elétrica
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SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE - SÓCIO TORCEDOR
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Entretenimento
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DROGARIA ONOFRE LTDA
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Farmácias
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PRODUTOS ROCHE QUÍMICOS ROCHE QUÍMICOS E FARMACÊUTICOS S.A
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Fármacos
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HABIB'S FAST FOOD
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Fast Food
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CHIMICA BARUEL LTDA
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Higiene/Limpeza
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SOUZA CRUZ S.A.
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Indústria
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GEHA SISTEMAS ESPECIALISTAS
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Informática
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UNIVERSO ON LINE AS
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Internet
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ALL - AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA DO BRASIL S.A.
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Logística
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PORTAL EDUCAÇÃO LTDA
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Loja Virtual
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DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A
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Medicina Diagnóstica
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CIA HERING
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Moda
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INTERNATIONAL PAPER DO BRASIL LTDA.
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Papel e Celulose
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ALESAT COMBUSTÍVEIS S.A
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Petróleo
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SERVIÇO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO RIO GRANDE DO NORTE - SEBRAE/RN
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Prestação de Serviços
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SULAMÉRICA SEGUROS DE VIDA E PREVIDÊNCIA S/A
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Previdência E Capitalização
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WHITE MARTINS GASES INDUSTRIAIS LTDA.
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Químicos
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SULAMÉRICA SEGURO SAÚDE S/A
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Saúde
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SULAMÉRICA CIA NACIONAL DE SEGUROS
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Seguros
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EMPRESA BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA AEREA – INFRAERO
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Serviços Públicos Federais
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VOCAL COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA
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Serviços Automotivos
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EMBRACON ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS LTDA.
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Serviços Financeiros
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COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS – CPTM
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Serviços Públicos Estaduais
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EXPOENTE 1000 EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES SA - CAXIAS SHOPPING
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Shopping Center
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CIA DE TELECOMUNICAÇÃO DO BRASIL CENTRAL - CTBC TELECOM
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Telefonia Fixa
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CLARO
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Telefonia Móvel
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R.C.D'AZEVÊDO JÓIAS LTDA ME - EWIGLICH JÓIAS
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Varejo Diversos
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WHIRLPOOL LATIN AMERICA
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Varejo Luxo
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CARREFOUR COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA.
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Varejo Super/Hiper
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VENCEDORES (FORNECEDOR) PRÊMIO CM 2009.
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EMPRESA
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CATEGORIA
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GIOVANNI
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Agência de Propaganda
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TOTVS
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Automação da Força de Vendas
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ORACLE
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Banco de Dados
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MICROSTRATEGY
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Business Inteligence
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IBM
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Consulting Services
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PLUSOFT
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CRM
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ALTITUDE
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Discador Preditivo
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AVAYA
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Distribuidor Automático de Chamadas
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SAP
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ERP
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TELEFÔNICA
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Fornecedor de Linha 0800
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NICE
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Gravação Digital
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PLUSOFT
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Implementação de CRM
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AVAYA
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Integração Computador/Telefone - CTI
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WITTEL
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Integradora de Call Center
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WITTEL
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Integradora de CRM
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DATAMÍDIA
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Marketing Direto
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EMBRATEL
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Provedor de Acesso
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AVAYA
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Serviços Profissionais
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NICE
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Sistema de Monitoria de Agentes
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DIRECT TALK
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Software de Atendimento
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CCM7
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Solução de Produtividade e Mão-de-Obra
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AVAYA
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Telefonia IP
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AVAYA
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URA
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WITTEL
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Serviços Profissionais
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OGILVY
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Agência de Propaganda
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A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 25/05, na Vila dos Ipês, às 19h, em São Paulo.
Entenda melhor a metodologia da pesquisa
A pesquisa apontou quais as empresas que mais evoluíram no relacionamento com seus consumidores. As empresas foram avaliadas por itens que refletem no relacionamento com o cliente, tais como missão corporativa, satisfação dos clientes externos e internos, marketing de relacionamento, lealdade, fator humano, tecnologia, estratégias de retenção, responsabilidade social, motivação da equipe e visão empresarial.
Foram avaliadas as formas de atendimento ao cliente, tanto por telefone quanto por e-mail, de empresas pertencentes há 51 segmentos da economia brasileira. Para tanto, foram feitas 2980 avaliações, sendo 1500 ligações e 1480 e-mails. Cada empresa finalista foi avaliada por meio de dez ligações e dez e-mails.
As empresas selecionadas na segunda etapa foram submetidas ao teste do Cliente Misterioso, também coordenado e aplicado pelo Instituto GFK Indicator. Um cliente fictício utilizou os mecanismos de atendimento, como 0800 e Internet, para fazer reclamações ou dar sugestões. Nesta fase o instituto, avaliou a qualidade do atendimento, a coerência e consistência das respostas oferecidas. Ao final foram selecionadas empresas pertencentes a 51 segmentos da economia, além das empresas fornecedoras de tecnologia.
Os pesquisadores levaram em consideração os aspectos operacionais, o atendimento (foram avaliadas questões de formalidade no atendimento, atenção dada ao cliente e o preparo do funcionário) e as interrupções.
Anote em sua agenda:
X Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente
Data: 25 de maio de 2009
Local: Vila dos Ipês - Av. Mofarrej, 1505 – Vila Leopoldina
Horário: 19h
Sobre o Grupo Padrão
Empresa que nasceu da Padrão Editorial, o Grupo Padrão é uma organização estruturada, voltada para a geração e disseminação de conteúdos e ações que permitam melhorar as práticas do ambiente corporativo. Está fundamentado em quatro vertentes, ou melhor, “4 Es”: Editorial, Eventos, Educação e Eletrônico, sendo que: Editorial, com publicações voltadas para o mercado corporativo nas áreas de relacionamento, negócios e TI, anuários e revistas customizadas; Eventos, congressos, fóruns, workshops e seminários; Educação, Universidade do Cliente, treinamento e qualificação com foco no cliente; e Eletrônico, geração e disseminação de conteúdo e interatividade em mídias digitais. Algumas publicações do Grupo Padrão: Consumidor Moderno (www.consumidormoderno.com.br), revista líder e referência absoluta nas relações empresa-cliente no Brasil, e a B2B Magazine (www.b2bmagazine.com.br), maior publicação de TI voltada a negócios do País, com ênfase em telecom, mobilidade, bancos, PME, varejo e e-gov. Dentre os eventos, destaca-se o CONAREC, o maior evento de relações empresa-cliente da América Latina, que teve em 2.006 mais de 2.000 congressistas e 60 CEO’s palestrantes. Website: www.gpadrao.com.br.