Imprimir
 

Áreas verdes de Porto Alegre passarão a ser mais protegidas

 
Vereador Beto Moesch  

A Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira (4/3), o projeto de lei complementar do Executivo que institui o Sistema Municipal de Unidades de Conservação da Natureza de Porto Alegre (Smuc – POA), e estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação (UCs) do Município.

“Essa lei é muito importante para que a Capital possa gerenciar suas áreas verdes de forma mais eficiente”, comemora o vereador Beto Moesch (PP), afirmando que agora a cidade estará apta a receber recursos para manutenção das UCs existentes e para a criação de novas UCs, como estações e reservas biológicas, parques naturais municipais, monumentos naturais, refúgios da vida silvestre e Reservas Particulares do Patrimônio Natural. O parlamentar ainda registra que a medida irá concorrer para a conter o crescimento demográfico que avança sobre os morros porto-alegrenses.
 
O Smuc - POA tem por objetivos, entre outros pontos, manter a diversidade biológica no Município e águas jurisdicionais, recuperar e restaurar ecossistemas degradados, promover o desenvolvimento sustentável e proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental.
“São raras as cidades que têm reservas biológicas do nosso quilate. Precisamos preservá-las para as presentes e futuras gerações”, diz Moesch, lembrando que na capital gaúcha existem espécies originárias da Amazônia, do Chaco, do Pampa, da Patagônia e da Mata Atlântica.
 
Farão parte do Smuc- POA - que será integrado aos Sistemas Estadual e Nacional de Unidades de Conservação - a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que coordenará e administrará o sistema, o Conselho Municipal do Meio Ambiente e os conselhos consultivos das UCs, que garantirão a participação da sociedade na gestão da Unidade.

Autor: Helena Dutra
Fonte: Vereador Beto Moesch

Imprimir