Imprimir
 

Entre cheque especial e empréstimo pessoal, só Unibanco não fez redução entre abril e maio

Os juros do cheque especial e de empréstimos pessoais caíram em maio pela quinta vez consecutiva, segundo levantamento realizado com dez instituições financeiras, nos dias 5 e 6, pela Fundação Procon-SP e divulgado hoje. 

Entre os bancos pesquisados, oito reduziram a taxa cobrada para empréstimo pessoal, com uma queda média de 0,17 ponto percentual. Somente a Caixa e Unibanco não reduziram. Em abril, a média foi de 5,74% e neste mês ficou em 5,57%. Em relação à taxa de dezembro do ano passado, quando a média era de 6,25%, a diminuição chega a 0,68 ponto percentual. 

Para o cheque especial, os juros médios ficaram em 8,89% em maio, ante 9,03% em abril, o que representa uma queda de 0,14 ponto percentual. A redução foi verificada em sete dos dez bancos pesquisados. Só não baixaram os juros o Banco do Brasil, Safra e Unibanco. 

O Procon alerta que, apesar da resposta positiva do mercado para as medidas de incentivo à concorrência bancária e da queda da taxa básica de juros, as taxas cobradas pelos bancos continuam altas. Antes de pedir empréstimo, o consumidor deve avaliar sua capacidade de pagamento e o custo total da operação. 

A pesquisa foi feita junto ao Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco. 


Autor: Redação
Fonte: Agência Brasil

Imprimir