Imprimir
 

Estudo revela que o Ômega-3 é protetor do câncer de próstata avançado e pode auxiliar na progressão da patologia

O ácido gorduroso Omega-3 é protetor do câncer de próstata avançado, e esse efeito pode ser modificado por uma variante genética na enzima COX-2 (cyclooxygenase-2), de acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Clinical Cancer Research, da Associação Americana de Pesquisa em Câncer (American Association for Cancer Research).

“Pesquisa prévia demonstrou a proteção do ácido gorduroso Omega-3 contra o câncer de próstata, mas esse é o primeiro estudo que revela a proteção contra o câncer de próstata avançado e a interação com a enzima COX-2, disse John S. Witte, Ph.D., professor de epidemiologia e bioestatística da Universidade da Califórnia, São Francisco, Estados Unidos.

A proposta do estudo foi verificar se a ingestão do Omega-3 pode reduzir a inflamação e, consequentemente, diminuir o desenvolvimento de câncer de próstata e sua progressão, bem como avaliar se esse efeito potencial pode ser modificado através de uma variação genética da enzima COX-2, fundamental  para o metabolismo do ácido gorduroso e inflamação. A variação genética da enzima COX-2 é associada com o câncer de próstata.

Para o estudo, os pesquisadores executaram uma análise de caso-controle em 466 homens diagnosticados com câncer de próstata agressivo e 478 homens saudáveis, como grupo controle. A dieta foi avaliada por um questionário e a variação genética da enzima COX-2 por um teste genotípico específico. 

Os pesquisadores dividiram a ingestão do Omega-3 em quatro grupos baseados no percentual de ingestão. Homens que consumiram a quantidade mais alta de omega-3 obtiveram 63% de redução do risco de câncer de próstata agressivo comparados a homens que ingeriram um menor percentual de Omega-3.

Então, os pesquisadores avaliaram o efeito da ingestão do Omega-3 entre homens com a variante genética rs4647310 da enzima COX-2. Homens com baixa ingestão de Omega-3 e essa variante obtiveram risco cinco vezes maior de câncer de próstata avançado. Contudo, homens com ingestão alta de Omega-3 apresentaram um risco substancialmente reduzido, até mesmo se eles apresentassem essa variante do COX-2.

Segundo os pesquisadores, a quantidade de ingestão de Omega-3 foi inversamente relacionada com o risco de câncer de próstata, significando que uma maior ingestão representou um menor risco. Os resultados do estudo também sugeriram que o Omega-3 pode apresentar um efeito pronunciado em tumores biologicamente agressivos ou nas suas progressões.

"O aumento do risco apresentado pela variante da enzima COX-2 foi invertido essencialmente pela ingestão de meio grama de Omega-3 por dia”, disse Witte. "Na realidade, os resultados de nosso estudo sugerem que consumindo alta quantidade de Omega-3, encontrado principalmente em peixes gordurosos, como o salmão e o atum, e moluscos, os homens podem diminuir o risco de câncer de próstata. Esse efeito protetor é até mais acentuado em homens com a variante genética da enzima COX-2 (rs4648310), um fator de risco para câncer de próstata, ou é independente dessa variação genética. A enzima COX-2 é a principal envolvida no metabolismo de ácidos gordurosos e apresenta um papel fundamental nas inflamações crônicas que podem conduzir à carcinogênese da próstata. A variação genética da enzima COX-2 é associada com o câncer de próstata. Os resultados de nosso estudo sugerem que a recomendação dietética deve ser administrada para todos os homens, independente dos fatores genéticos envolvidos. Nesse sentido, o que encontramos é de alta relevância à comunidade científica.”

Brasil

No Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), surgiram 49.530 novos casos de câncer de próstata no ano de 2008, o que equivale a 52 casos para cada 100 mil homens, sendo o tipo de câncer mais prevalente no homem. Considerando as regiões do país, o risco estimado é de 69/100.000 na região Sul, 63/100.000 na região Sudeste, 47/100.000 na região Centro-Oeste, 38/100.000 na região Nordeste e, 22/100.000 na região Norte.

Referencias

FRADET, V.; CHENG, I.; CASEY, G.; WITTE, J. S. Dietary Omega-3 Fatty Acids, Cyclooxygenase-2Genetic Variation, and Aggressive Prostate Cancer Risk. Clinical Cancer Research, v. 15, p. 2559-2566, abr. 2009.

Omega-3 Fatty Acids Reduce Risk Of Advanced Prostate Cancer. ScienceDaily. Disponível em: http://www.sciencedaily.com/releases/2009/03/090324131444.htm

Instituto Nacional de Câncer. Disponível em: http://www.inca.gov.br/estimativa/2008/index.asp?link=conteudo_view.asp&ID=5


Autor: Marli Appel
Fonte: Portal Sis Saúde

Imprimir