Imprimir
 

Dados são da 20ª Pesquisa Anual da FGV

 Em maio deste ano, o país contava com 60 milhões de computadores em uso (corporativo e doméstico), o que dá um computador para cada três habitantes, segundo os dados da 20ª Pesquisa Anual da FGV, divulgados hoje. O levantamento constatou que, em 2008, foram vendidos 12,2 milhões de unidades, um crescimento de 16% sobre 2007. "A previsão para 2012 é de 100 milhões de computadores em uso, ou seja, um computador para cada dois habitantes", destacou o professor Fernando Meirelles, coordenador da pesquisa.

A amostra da pesquisa teve duas mil respostas válidas, de cinco mil empresas nacionais de capital privado pesquisadas. O levantamento indicou que as empresas de grande e médio porte investem 6% de sua receita líquida em Tecnologia da Informação e que esse valor dobrou em 12 anos. Em relação ao ano anterior, o crescimento foi de 8%. O setor financeiro continua sendo o que mais investe em TI.

Em software, a Microsoft continua com ampla liderança nos vários sistemas adotados pelas empresas. No sistema operacional do servidor, por exemplo, o windows predomina com 66%, contra 20% do Linux, 12% do Unix e 2% de Novell. No sistema operacional do micro, domina com 97%. Nos sistemas de navegador de internet, no entanto, a Microsoft registrou uma pequena queda, de 1 ponto percentual, passando de 92% no levantamento anterior para 91% neste ano, enquanto o Mozila/FireFox passou de 4% para 6% e outros navegadores respondem por 3%.

Nos sistemas integrados de gestão (ERP) a liderança no mercado é do grupo Totvs, com 39% de participação; seguido pela SAP, com 23%; Oracle, com 18%; Infor, com 6%. Os 14% restantes foram agrupados em outros, sendo que nenhuma das empresas neste grupo tem mais de 4% de participação.


Autor: Fatima Fonseca
Fonte: Tele.Síntese

Imprimir