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Movimento não deve ser motivo para falta de pagamento; empresas devem disponibilizar outros meios

O consumidor deve ficar atento aos pgamentos das contas durante a greve dos bancários, iniciada nesta terça-feira (27). Segundo o Procon-SP (Fundação Procon-SP) é importante que o consumidor entenda que a paralisação não o isenta de pagar faturas, boletos ou qualquer outra dívida, caso seja disponibilizada outra forma de pagamento.

Para que eventuais encargos não sejam cobrados, a Fundação recomenda aos consumidores entrar em contato com a empresa e solicitar outra opção de local para efetuar o pagamento, seja por internet, na sede da empresa, casa lotéricas ou código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos.

Caso a empresa não disponibilize outro local para o pagamento das contas, o consumidor deverá documentar a tentativa de quitar o débito, podendo registrar uma reclamação no Procon.

Segundo a Fundação, o consumidor não pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve, pois a responsabilidade do banco pelos prejuízos causados aos consumidores decorre do risco de sua atividade e não pode, a pretexto de greve, ser repassada ao consumidor.

Atendimentos
 

Em caso de dúvidas ou problemas, o consumidor deve procurar orientação de um órgão de defesa do consumidor de sua cidade.


Autor: Redação
Fonte: InfoMoney

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