Imprimir
 

Rede de saúde está capacitada para casos de Influenza A

Foto: Ricardo Stricher / PMPA
Doentes devem procurar serviços de sua confiança. Há 11 casos confirmados


A rede de saúde de Porto Alegre foi capacitada para atender os pacientes de Influenza A (H1N1). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que todas as pessoas doentes podem procurar o serviço de saúde de sua confiança. Até o momento, há 11 casos confirmados de Influenza A (H1N1) na Capital, cinco procedentes da Argentina, um do Paraguai, um da Europa e quatro das residências dos casos confirmados. A informação é da Equipe de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis (EVDT) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que aguarda ainda 18 resultados de exames. Num total de 38 exames realizados, nove foram descartados.

A Vigilância em Saúde deve ser notificada da ocorrência dos casos, imediatamente, pelos telefones 3289-2471 ou 3289-2472, no horário comercial. Assim, serão tomadas as medidas de controle conforme norma técnica do Ministério da Saúde.

Rodoviária - Técnicos da Vigilância estiveram reunidos com a administração da Estação Rodoviária e coordenadores das empresas de viagens internacionais, que se comprometeram a capacitar funcionários que fazem serviço de bordo nos ônibus. Esse serviço amplia o trabalho realizado pela Anvisa na fronteira. Os passageiros serão orientados sobre a doença e, se houver alguma pessoa com sintomas, receberá máscara.

Casos suspeitos:

- Febre (acima de 37,5ºC) e tosse e/ou dor de garganta. Pode estar acompanhada de dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações ou dificuldade respiratória

- apresentados sintomas até 10 dias após sair de países que reportam casos de Influenza A (H1N1) ou

- contato próximo, nos últimos 10 dias, com uma pessoa classificada como caso suspeito de infecção humana pelo novo subtipo de Influenza A (H1N1).


Autor: Comunicação Social
Fonte: PMPA

Imprimir