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Apenas 64% dos consumidores do País fazem algum tipo de busca por informações

Pesquisar antes de comprar um computador não é um hábito dos brasileiros. Segundo indicou uma pesquisa da Intel, feita em 12 países, apenas 64% dos consumidores do País fazem algum tipo de busca por informações antes de comprar um novo equipamento.

Apenas a França empata com o Brasil nesse quesito, enquanto outros países como Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido possuem índices de 68%, 80% e 73%, respectivamente.

"O resultado confirma uma característica da cultura do povo brasileiro, que prefere ouvir a opinião de outros consumidores e amigos a procurar uma fonte impessoal", afirma o diretor de marketing da Intel Brasil, Elber Mazaro.

Locais de informações

O estudo também mostra que 45% dos entrevistados fazem uso da mídia social para buscar informações, sendo que 18% procuram blogs e 17%, as redes sociais. Na pesquisa anterior, apenas 6% das pessoas afirmaram que acessavam blogs para obter informações.

"Em mercados emergentes, as redes sociais têm bastante importância. Tanto que na Índia, no México e na parte rural da China esses índices são bastante expressivos", considera Mazaro.

Motivação e tempo

O principal motivo para a compra de um novo computador apresentou mudança em relação à pesquisa anterior, quando eram as promoções e a quebra do hardware que levavam o consumidor às compras. Neste ano, o principal motivo indicado foi a necessidade de softwares mais atuais e o desejo de ter um equipamento novo, sendo que a promoção aparece em terceiro lugar.

Já considerando o tempo médio para a tomada de decisão da compra do computador, a média ficou em 15 dias, variando de acordo com o perfil da pessoa. Experts em tecnologia são os que mais demoram, em média 21 dias, e são motivados pelo tempo de uso da máquina anterior.

Os consumidores pragmáticos, por sua vez, demoram seis dias para tomar a decisão e são motivados pela necessidade de usar softwares atuais. Por último, os essencialistas levam 18 dias e alegam o desejo de um novo PC como motivo para a compra.


Autor: Roberta de Matos Vilas Boas
Fonte: InfoMoney

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