Imprimir
 

IPI reduzido estimula compra de novos, mas faz venda de usados cair

SÃO PAULO - A redução e as duas prorrogações do IPI reduzido para carros zero quilômetro têm beneficiado as vendas desses produtos, porém, para o mercado de usados, a medida surtiu efeito oposto.

Isso porque, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), enquanto as vendas de carros novos tiveram alta de 5% na primeira quinzena de junho, em relação ao mesmo período de maio, as vendas de usados caíram 4,87%, passando de 398,8 mil para 379,3 mil unidades.

IPI reduzido: mocinho e vilão

Para o sexto mês do ano, são esperados bons resultados para o setor de novos, já que a expectativa de fim do IPI reduzido levou mais pessoas às compras. Já para o setor de usados, a aproximação do final do prazo levou a uma queda nas vendas, já que esses produtos não são contemplados com o benefício.

Na comparação entre as primeiras quinzenas de junho e maio deste ano, o segmento de motos usadas foi o que apresentou a maior queda, de 7,31%, seguido pelo de implemento rodoviário, com queda de 5,2%.

Já automóveis e comerciais leves tiveram redução de 4,38% nas unidades comercializadas e apenas o segmento de ônibus apresentou elevação nas vendas, de 1,4%, na mesma base de comparação.

Autor: Roberta de Matos Vilas Boas
Fonte: InfoMoney

Imprimir