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Matéria publicada na edição de junho da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, pela jornalista Kátia Simões Não dá para ignorar: os consumidores não são mais os mesmos. Perderam aquela ânsia de comprar dos tempos de bonança. E, quando entram em uma loja, abrem a carteira com parcimônia. De acordo com a pesquisa "A crise no mundo", realizada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a rede World Wide Independent Network of Market Research, 52% da população de 25 países estudados, entre eles o Brasil, já diminuíram suas despesas com vestuário, calçados e acessórios, 48% deixaram de comprar móveis e eletrodomésticos e o mesmo percentual tem ido menos ao cinema, shows e restaurantes. "Há no ar uma desafeição pelo consumo", diz Dano Caldas, diretor do Instituto Observatório de Sinais, especializado em tendências de consumo e comportamento. "As pessoas passaram a repensar o estilo de vida consumista como um todo e a adotar novos limites para definir o que é essencial e o que é supérfluo." Autor: Redação Fonte: IBOPE Inteligência |