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Gerente da The Nielsen Company palestrou durante a 35ª Convenção Gaúcha de Supermercados

O gerente da The Nielsen Company e especialista em gerenciamento por categorias no varejo, Wagner Picolli, palestrou nesta terça feira (23) durante a 35ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas. Picolli apresentou ao público algumas tendências de mercado e os hábitos do consumidor, comparando, muitas vezes, os diferentes cenários que a região Sul apresenta em relação as demais regiões do país. O palestrante destacou a importância de a indústria conhecer o comportamento da Geração Y, já que serão os principais consumidores. 

Picolli exibiu o cenário da economia brasileira nos últimos dois anos e a variação do PIB no primeiro quadrimestre de 2015 com os primeiros quatros meses de 2016, que ficou em -5,4%. “O motivo disso é a retração no setor agroindustrial, industrial e de serviços. Isso é resultado do consumo das famílias que diminuiu 6,3% nesse período”, disse Picolli. O palestrante contou que 94% dos brasileiros acreditam que o país se encontra em recessão econômica. Esse cenário acarreta na descrença tanto do consumidor quanto dos investidores.

“O índice de confiança do consumidor está muito baixo. 64% dos consumidores começaram a economizar no combustível e na energia; 61% no entretenimento fora de casa e 44% passaram a comprar marcas mais baratas”, avaliou o especialista. Wagner Picolli destaca que as pessoas estão buscando o consumo compartilhado. E exemplifica: “aqui em Porto Alegre é muito comum os amigos se reunirem para comer um churrasco. Compram a bebida e comida”. Segundo ele, o consumidor está mais atento aos preços, hoje pesquisa-se mais que antigamente.

O palestrante falou sobre o crescimento do Cash and Carry no Brasil. Modelo de negócio ou formato de loja mais conhecido aqui por atacarejo, misto de atacado e varejo, cuja operação se destina a atender prioritariamente as compras maiores das famílias, mas pelas suas características e sortimento, acabam atendendo o cliente de food service, que são bares, restaurantes, hotéis, hospitais e outros grandes consumidores institucionais. “O varejo deve se preocupar em entender o comportamento dos seus clientes. Os supermercadistas precisam oferecer experiências ao consumidor. Investir no E-commerce é um bom caminho também, visto que o brasileiro já se acostumou a comprar pela internet”, finalizou.


Autor: Francisco Brust
Fonte: Enfato Multicomunicação / Imprensa Agas

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