Imprimir
 

Participaram da palestra o colunista de economia, Samy Dana, o presidente da Lebes, Otelmo Drebes, e o diretor administrativo dos Supermercados Condor, Wanclei Said

Na manhã desta quarta-feira (24), o debate sobre Perspectivas Econômicas para o País marcou o início das atividades do segundo dia da 35ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2016. Estiveram presentes na apresentação o colunista de economia, Samy Dana; o diretor administrativo dos Supermercados Condor, Wanclei Said; e o presidente da Lebes, Otelmo Drebes. O mediador do debate foi o jornalista, Tulio Milman. 

Dana apresentou a colocação da Austrália no Índice de Desenvolvimento Humano - terceira colocada -, e comparou com a situação brasileira na lista – 78º. “Esta disparidade é a comprovação de que a economia está diretamente ligada à qualidade de vida”, afirmou. Sobre o segmento empreendedor, que ele confidencia ser o grande herói brasileiro, Dana relata que quanto maior a taxa de juros menos pessoas tendem a montar um negócio. “Caso a empresa não lucre os 8,74%, valor atual da inflação, você está destruindo o valor do seu dinheiro”, justifica. Acerca a produtividade brasileira, o palestrante aponta: “Um americano produz o equivalente ao trabalho de quatro brasileiros”. 

Já Said apresentou uma visão destinada para os empresários com o intuito de preservação do negócio. “Não, simplesmente, vendam suas organizações. Olhem para dentro do seu negócio e identifiquem as oportunidades e as lacunas para qualificar a eficiência da gestão”, destacou. O executivo ainda frisou que as pessoas são fundamentais para o andamento da companhia, pois os colaboradores são os responsáveis pela produtividade. Drebes dissertou sobre o formato do escritório administrativo o qual é responsável: “A nossa estrutura não possui divisórias. Precisamos otimizar o nosso tempo, e se eu preciso fazer uma ‘reunião’ com algum colega, apenas levanto e falo com ele”, relatou. O presidente da Lebes ainda disse que tudo o que é controlado funciona, e conforme o dado passado por Dana, Drebes refletiu: “Se colocarmos um brasileiro nos Estados Unidos, ele irá produzir quatro vezes mais do que no Brasil”, concluiu.


Autor: Gabriel Campos Machado / Francisco Brust
Fonte: Enfato Multicomunicação / Imprensa Agas

Imprimir