Imprimir
 

Painel contou com os psicólogos Margarita Tarragona Sáez e Claudio Simon Hutz

O CONGREGARH 2017 iniciou nesta quarta-feira (17), no Centro de Eventos da PUCRS. O evento, que debate “A Construção de um Futuro com Valor”, acontece até a sexta-feira (19) e é considerado o maior e mais importante congresso de Gestão de Pessoas. O painel “Construindo o Futuro com Valor” contou com a presença dos psicólogos Margarita Tarragona Sáez e Claudio Simon Hutz, e foi mediado pela Celina Joppert.

A psicologia positiva foi o grande ponto das apresentações. A mexicana, especialista na área e doutora pela Universidade de Chicago, Margarita Tarragona Sáez, conceitua como o estudo da felicidade e do bem-estar das pessoas por meio de técnicas científicas. “Não é uma questão de apenas pensar positivo ou enxergar somente os lados bons, até porque isto seria um desastre”, afirmou Margarita. A felicidade, geralmente, é levada como a finalidade de vida das pessoas, segundo a palestrante. Porém, ela reitera que a felicidade carrega objetivos secundários, como por exemplo o sucesso nas relações trabalhistas.

“Pessoas mais felizes possuem melhores interações humanas e possuem uma tendência a ter uma melhor saúde. Justifica-se isso a comprovação de que pessoas mais felizes faltam, em média, um dia no trabalho por ano. Já as menos felizes faltam, em média, uma semana no mesmo período”, ressaltou. Sob o ponto de vista das organizações, Margarita atenta que deve ser compreendida a importância do investimento na felicidade corporativa “pois isto acarretará melhores indicadores”. Por fim, a palestrante reforçou que a liderança empresarial precisa dar espaço ao reconhecimento do que funciona em seus colaboradores, além de preocupar-se com os pontos fracos a serem ajustados.

Já Hutz, denominado pela mediadora do painel como pai da psicologia positiva no Brasil, destacou o crescimento deste estudo que surgiu por meio de uma simples questão ‘por que não estudar aquilo que dá certo nas pessoas?’. “Iniciei nesta área trabalhando com crianças em situação de risco e moradores de rua que mesmo nestas realidades não deixavam de divertir-se, brincar e estudar”, contou.

Sobre a ABRH-RS

Referência nacional entre as seccionais da ABRH Nacional, a Associação Brasileira de Recursos Humanos - RS acumula 43 anos de atividades no Rio Grande do Sul. Com mais de 1,7 mil associados, a entidade atua com foco na capacitação e qualificação profissional, por intermédio de cursos e eventos realizados durante todos os meses do ano. Realiza eventos técnico-científicos como o CONGREGARH, fóruns de liderança, relações trabalhistas, bem como pesquisas relacionadas à gestão de pessoas. 


Autor: Redação
Fonte: Enfato

Imprimir