|
Sócio-diretor da Global, o dirigente destaca que o site da entidade, lançado há poucos dias, servirá como um importante canal de conteúdo para as agências de propaganda No final do mês de maio, Daniel Skowronsky, sócio-diretor da Global, passará o cargo de presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) no Rio Grande do Sul para Mauro Dorfman, sócio presidente do Sistema DEZ e atual diretor da entidade. Como resultado de sua gestão (Biênio 2015/2017), Skowronsky, 41 anos, deixa à entidade um legado de maior visibilidade e relevância para a ABAP/RS no mercado de comunicação. Entre os marcos mais recentes de sua atividade na ABAP está a implementação do site da entidade (www.abaprs.com.br), desenvolvido pela DZ Estúdio, e lançado na primeira quinzena deste mês. “A ideia foi criar um canal de conteúdo onde as agências possam consultar informações sobre leis, normas, regras e processos do mercado, além de acompanhar a agenda da indústria de comunicação”, resume o dirigente. Logo no início da sua gestão, foi realizada uma pesquisa com as principais agências de propaganda do mercado, com foco em um levantamento sobre os desafios e perspectivas da indústria de comunicação. “Esta foi a base para construirmos todas as ações ao longo destes dois anos, incluindo os diversos conteúdos, palestras e relatórios de tendências compartilhados com o mercado ”, explica Skowronsky. Em meio a uma série de outros indicadores, a apresentação do estudo ABAP/Deloitte mostrou ao mercado os reais impactos e influências da indústria da publicidade na economia nacional. Por iniciativa da ABAP – e com o endosso de 11 entidades representativas da atividade publicitária no País, o estudo pioneiro revelou que cada R$ 1,00 aplicado em publicidade gera, em média, R$ 10,69 para o conjunto da economia. Assim, os R$ 33,5 bilhões de receita gerados em 2014 impactaram o PIB em R$ 358 bilhões. Estudo equivalente feito no Reino Unido, pela própria Deloitte, indica que naquele país o impacto da publicidade na economia é de £ 100 bilhões, derivados de £ 16 bilhões investidos na área no ano de 2011. No caso dos Estados Unidos, cálculos feitos pela IHS Economics and Country Risk indicam que os US$ 297 bilhões investidos em 2014 resultaram no impacto de US$ 5,5 trilhões em vendas. “O estudo ABAP/Deloitte aborda a significativa contribuição da publicidade para o crescimento do mercado; a competição pela qualidade e preço; a diferenciação pela inovação; a manutenção da televisão e do rádio; a existência independente e plural dos jornais, das revistas e da mídia digital”, resume o dirigente. Ele destaca que os fatos, números e exemplos explicitados no estudo deixam evidenciado o enorme papel da publicidade como combustível vital para a existência e evolução dos mercados, da cultura, da informação e do entretenimento nacionais. Ainda com a finalidade de gerar valor para as agências, a gestão de Skowronsky promoveu uma reunião nacional da Abap em Porto Alegre, para debater com os presidentes das regionais de todo o Brasil sobre as transformações da indústria. “Outro fator relevante desta gestão que se encerra foi a ampliação da conexão entre a ABAP/RS com o Sindicato das Agências Propaganda no Estado do Rio Grande do Sul (Sinapro) e a Associação Riograndense de Propaganda (ARP).” Com a parceria estabelecida, foi possível o alinhamento de agendas, além de facilitar o foco de atuação de cada entidade, e desenvolver algumas ações em conjunto, a exemplo do Manual de Licitação Pública, que orienta o processo para serviços publicitários. “Saio satisfeito com esta experiência, feliz por ter contribuído para o mercado e associados, e agradecido por terem confiado na minha gestão. Desejo sucesso para o próximo presidente e seu diretores”, comenta Skowronsky. Presente nos 26 estados do Brasil, a ABAP é a maior organização do setor na América Latina. A entidade defende e divulga os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação. Suas associadas são responsáveis por 78% do investimento publicitário brasileiro em mídia, movimentando um universo de mais de 3.200 profissionais e 4.100 clientes. Gestão 2015/2017 da diretoria de Daniel Skowronsky na ABAP/RS CONFIRA Pesquisa com as agências Reunião nacional da ABAP em Porto Alegre Apresentação do relatório de tendências - O futuro do marketing e agências Apresentação do relatório de tendências - O futuro da publicidade Apresentação do relatório de tendências - Previsão 2020 Apresentação do estudo ABAP/Deloitte Palestra com Dr. Paulo Gomes - Regras dos Jogos Olímpicos Palestra com Antônio Lino Pinto - Gestão em agências Palestra com Marcos Medeiros da Crispin Porter + Bogusky Orientações jurídicas Campanha ABAP/Fenapro contra a crise Apoio do Young Lions Lançamento do site da ABAP/RS Lançamento do manual de licitação pública Autor: Redação Fonte: Neiva Mello |