Imprimir
 

Análise é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS

Após seis meses de queda consecutiva, o varejo gaúcho retomou a rota de crescimento nas contratação. A notícia, baseada em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), foi saudada pela FCDL-RS, entidade que representa o varejo no Rio Grande do Sul. Ainda que a alta tenha sido modesta, com 103 vagas à mais do que junho, o índice foi comemorado pelo presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

- Esse resultado ganha um significado importante se compararmos com o que era registrado no ano passado. Naquela mesma época havia uma redução superior a mil postos de trabalho. Portanto, podemos comemorar que há indícios fortes de que a retomada do crescimento econômico pode ocorrer - afirmou.

A partir de setembro, tradicionalmente, o varejo aumenta o volume de contratações, por conta de um aquecimento nas vendas para o final do ano. A cidade com maior número de contratações foi Porto Alegre, seguida de outros municípios da região metropolitana como Canoas, Eldorado do Sul, Guaíba e Osório. EM seguida aparecem cidades de Montenegro, Lajeado, Passo Fundo e Bento Gonçalves. Por outro lado, a cidade com maior número de demissões é Caxias do Sul, que sofreu um impacto negativo na redução do ritmo econômico da indústria metalmecânica.

Entre os segmentos do varejo, o departamento de pesquisa da FCDL-RS identificou crescimento mais expressivo em comércio varejista de produtos farmacêuticos, fato que vem ocorrendo há um bom tempo. A surpresa mais recente é o setor de combiustíveis que retomou a força seguido de equipamentos e suprimentos de informática. Do total de 78 gêneros do comércio varejista gaúcho, 40 apresentaram aumentou ou estabilidade no número de postos de trabalho, considerando dados do mês de julho. As demissões foram centralizadas nos segmentos supermercadista, minimercados e lojas de comercialização de alimentos para o lar.


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Imprensa FCDL/RS

Imprimir