Imprimir
 

Depoimento da presidente do CRA-RS, Adm. Claudia Abreu, resume encontro entre equipe da autarquia para alinhamento de ações

Desde sábado (2/12) a diretoria e gerência do CRA-RS esteve reunida em Bento Gonçalves para a realização do Planejamento Estratégico de 2018. Atividades ao ar livre, palestras, debates e discussões fizeram parte da programação. 

No sábado, os coordenadores das Câmaras Setoriais do CRA-RS apresentaram para a diretoria o que foi feito em 2017 e o defenderam seus novos projetos para o próximo ano, que poderão ser realizados com a aprovação da plenária.  Na segunda e terça-feira, a reunião continuou. Na manhã de segunda ocorreu a plenária de conselheiros e após o encontro se deu entre os funcionários da autarquia e a diretoria do Conselho. A presidente, Adm. Claudia, destacou as ações realizadas no decorrer de 2017 e o papel fundamental da autarquia. “Precisamos estar alinhados para a construção de uma mudança no Conselho. O CRA-RS precisava de uma ruptura, nosso objetivo foi e é fazer de fato um CRA-RS para todos", destacou a presidente, Adm. Claudia. 

Ela apontou como principais objetivos fortalecer a atuação dos Administradores e Tecnólogos, fiscalizar a prática do exercício profissional, descentralizar a gestão, reforçar a ação das Câmaras Setoriais, Seccionais e representantes das IES, valorizar os voluntários e os colaboradores internos, promover uma integração com o setor público, aproximar o CRA-RS das IES e do mercado de trabalho e valorizar a ética e a cerificação profissional. “Tudo tem que ter um porquê e um resultado. Não vamos mais ter ações desconexas, é preciso implementar o Planejamento Estratégico”.

A partir disso, os membros da diretoria do CRA-RS ressaltaram alguns pontos fundamentais para que esse processo de mudança continue dentro da autarquia.  

“É preciso mostrar que você é feliz no seu trabalho, tem prazer em atender as pessoas. Nosso Conselho gostaria que todos fizessem o máximo esforço para nunca acontecer situações em que não seja possível entregar a informação ao profissional de Administração, que é o nosso público, e só vocês podem mudar isso.”
Adm. Sérgio José Rauber - Vice-Presidente Administrativo

"É fundamental ter esse momento de discussão. Todos precisam saber o que o CFA está fazendo, qual é o cenário atual. Vamos tentar enquanto diretoria, passar essas informações para vocês. Queremos ser reconhecidos e para isso o profissional deve ter a consciência que precisa se qualificar, capacitar, para conseguir seu espaço no mercado de trabalho. Nosso objetivo é fazer o nosso melhor dentro das nossas possibilidades com muita transparência e responsabilidade.”
Adm. Izabel Cristine Lopes - Vice-Presidente Financeiro

“Retorno ao CRA-RS depois de quatro meses de afastamento para capacitação no exterior. É uma satisfação em voltar e estar presente junto à diretoria respondendo pela área de Fiscalização e Registro. Neste ano, procuramos conhecer mais a área de fiscalização e em 2018 pretendemos fazer um esforço enorme para que a área mostre para categoria e a sociedade porque ela existe dentro do Conselho. O CFA tem mostrado que é uma das áreas prioritárias e temos condições de fazer mais com a colaboração de todos.”
Adm. Bruno José Ely - Vice-Presidente de Fiscalização e Registro

“Quando estudamos desenvolvimento organizacional, estudamos mudanças organizacionais e é isso que precisamos, uma mudança organizacional planejada. É fundamental ter um momento de integração e discussão para mostrarmos o que queremos para o nosso Conselho. É a teoria aliada à prática. Não podemos voltar da mesma forma que chegamos nessa reunião. Não existe neste conselho uma área melhor que a outra, somos um sistema integrado.”
Adm. Helenice Rodrigues Reis - Vice-Presidente de Relações Externas

“Cabe a mim só agradecer. A diretoria e os Conselheiros que estão hoje atuando, tinha como ideia atender demandas dos nossos alunos e profissionais, mas, sobretudo, estarmos presentes nas IES e junto ao mercado. Entramos a 100 km/h, continuamos acelerando e vocês têm nos acompanhado nisso. Queremos mais, nosso conselho por vários motivos acabou perdendo um pouco da sua visibilidade e eu tenho uma ‘fome’ extrema por ver os profissionais de Administração mais atuantes, com uma maior visibilidade e, principalmente, serem mais valorizados. Somos os profissionais com as competências que sabem o que fazer e como fazer. A composição da gestão irá mudar daqui alguns anos, mas o que fizemos até aqui não pode se perder, não pode ser esquecido e para isso precisamos de vocês conosco.”
Adm. João Alberto Gonçalves Junior - Vice-Presidente Institucional 

Mudar para desenvolver 

O gerente da autarquia, Adm. Marcio Oliveira Reis palestrou aos participantes sobre o futuro das relações, apontando que estamos na Era da Matemática, na qual o poder não é centralizado e as pessoas estão extremamente conectadas. "Precisamos gerar conexão e entender o que o nosso público precisa. É preciso pensar diferente para fazer coisas novas", disse, acrescentando que só quando conseguimos mudar, é possível se desenvolver. 

Após, todos os setores existentes dentro da autarquia explicaram sobre seu papel e apresentaram as ações concretizadas durante o ano de 2017 e objetivos de melhoria para os próximos anos. 


Autor: Imprensa
Fonte: CRA-RS

Imprimir