Imprimir
 

No dia 12 de dezembro, terça-feira, às 20h30, o Parque Irmãos Vetter recebe uma grande apresentação da orquestra, regida pelo maestro Evandro Matté

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) inclui Campo Bom em seu roteiro de apresentações natalinas. No dia 12 de dezembro, terça-feira, às 20h30, a cidade recebe um grande concerto ao ar livre regido pelo maestro Evandro Matté. O evento contará com a participação de uma convidada muito especial: a cantora Fafá de Belém. O Parque Irmãos Vetter sedia a exibição, que tem entrada franca e integra a programação do “Natal da Integração de Campo Bom”, promovido pela Prefeitura do município, através da Secretaria e Educação e Cultura (Smec). Composições de Bernstein, Dvorák, Camrago-Guarnieri e Strauss estão no programa, além de uma seleção de música popular brasileira que ganhará forma na voz de Fafá, arranjada especialmente para este concerto por Alexandre Ostrovski Jr. A apresentação é parte da Série Interior da Ospa, patrocinada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Sobre o programa

A noite começa com a trilha do famoso musical “West Side Story”, conhecido como “Amor, Sublime Amor”, do compositor norte-americano Leonard Bernstein. Depois, a Ospa presta homenagem à música inspirada em dança, executando "Vozes da Primavera", valsa de Johann Strauss II, a “Dança Eslava nº 8” do checo Antonín Dvorák e a “Dança Brasileira n. 1” de Camargo Guarnieri.

Na segunda parte do evento, Fafá sobe ao palco para apresentar sucessos como “Nuvem de Lágrimas”, de Paulo Debétio e Paulinho Rezende, “Ave Maria” de Jaime Redondo e Vicente Paiva, “Canto ao filho que vai Nascer”, de Luiz Coronel e Marco Aurélio Vasconcellos, “Leontina Fala de Flores”, de Luiz Coronel e Raul Elwanger e “Coração do Agreste”, de Aldir Blanc e Moacyr Luz, entre outras músicas. Todos os arranjos são inéditos.

Mais sobre Evandro Matté (regente)

É diretor artístico e maestro da Ospa e da Orquestra Unisinos Anchieta, e diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

Mais sobre a Fundação Ospa

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no Rio Grande do Sul. Vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música.

A Ospa possui uma extensa agenda de concertos em todo o Estado, atingindo um público abrangente e diversificado. Orquestra mais antiga do país em atividades ininterruptas, sua programação é constituída pelas séries Theatro São Pedro, UFRGS, Igrejas, Araújo Vianna, Interior, Música no Museu, Didáticos, Ospa Jovem e concertos especiais.

Atualmente, a orquestra está promovendo a campanha “Faça parte desta História”, em formato de financiamento coletivo, para finalizar as obras da sua sede (Casa da Música da Ospa no Centro Administrativo Fernando Ferrari/CAFF) e reformar o Palacinho, novo local da Escola de Música da Ospa. Mais informações em www.ospa.org.br.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp, Ventos do Sul e Audio Porto. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

Concerto - Ospa e Fafá de Belém em Campo Bom
Natal da Integração de Campo Bom

Quando: 12 de dezembro de 2017, terça-feira, às 20h30
Onde: Parque Irmãos Vetter (Rua Voluntários da Pátria – A, Campo Bom)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA
Leonard Bernstein: West Side Story
Antonín Dvorák: Dança Eslava nº 8
Johann Strauss: Vozes da Primavera
Camargo Guarnieri: Dança Brasileira nº 1
Paulo Debétio e Paulinho Rezende: Nuvem de Lágrimas
Leonardo Sullivan: Memórias
Jaime Redondo / Vicente Paiva: Ave Maria
Luiz Coronel / Marco Aurélio Vasconcellos: Cordas de Espinhos
Ruy Barata e Paulo André Barata: Foi Assim
Luiz Coronel / Marco Aurélio Vasconcellos: Canto ao filho que vai Nascer
Luiz Coronel / Raul Elwanger: Leontina Fala de Flores
Aldir Blanc / Moacyr Luz: Coração do Agreste

Regente: Evandro Matté
Participação: Fafá de Belém (cantora) 


Autor: Mariana Sirena
Fonte: Ospa

Imprimir