Imprimir
 

Produto de baixo custo desenhado para pequenas empresas

Utilizando expertise de consultoria tradicional combinada com atendimento realizado por um BI (Business Intelligence)*, a Experta Corporate está lançando o Experta Business, que oferece pacotes de consultoria empresarial online a preços convidativos. “A partir de um investimento diário equivalente a dois cafezinhos, as micro e pequenas empresas terão acesso a serviços que, se realizados presencialmente, estariam fora do alcance de empresas menores”, argumenta a sócia Andressa Paltiano, referindo-se ao plano 1, cuja mensalidade é de menos de 50 reais. A fatia de mercado pretendido pela Experta é de pelo menos 1% dos 21 milhões de empresas ativas no Brasil. “Vimos uma oportunidade no pós-crise: as empresas precisam se reestruturar, e a baixo custo, para ter condições de se perpetuarem”, afirma Uiliam Guertzenstein, sócio fundador. As abordagens da plataforma do Experta Business são clássicas: todos os planos combinam diagnóstico e plano de negócios, incrementados por módulos que vão de Financeiro a Gerencial, passando por RH, Comercial e Processos.

Inteligência artificial aplicada à gestão

A solução encontrada pela Experta para consultoria empresarial a baixo custo deve-se não apenas à escolha do canal online, que dispensa o encontro presencial, mas à aplicação de Inteligência Empresarial* no processo. “Foi possível automatizar grande parte do atendimento por um BI porque já acumulamos mais de 50 mil horas de experiência na área, e normalmente as empresas cometem, em sua grande maioria, os mesmos erros de gestão”, esclarece Guertzenstein. O desenvolvimento do produto contou com a familiaridade de Andressa Paltiano com a ferramenta de RH people analytics (processo de coleta, organização e análise de dados sobre comportamento e desenvolvimento de colaboradores). “A expectativa é de o sistema ficar cada dia mais eficiente, pois o BI vai sendo alimentado gradativamente com as informações demandadas pelos clientes, aprendendo e se tornando ainda mais completo”, comenta Andressa. Além da tecnologia investida no atendimento automatizado, todos os planos do Experta Business incluem algumas horas de atendimento humano, e questões que estão além do banco de dados são direcionadas automaticamente a um consultor. 

* Inteligência Empresarial (ou Business Intelligence) é o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios. 

Experta Corporate (www.expertacorporate.com.br)

Desde 2014 no mercado, a Experta Corporate tem hoje como principal produto a consultoria presencial de gestão de empresas, com unidades no Rio Grande do Sul e São Paulo, atendendo em todo país. As empresas clientes, na sua maioria, têm o perfil Simples Nacional (faturamento de até 4,8 milhões de reais anuais), sendo de diversos segmentos, incluindo tecnologia, indústria e serviços. A Experta Corporate foi fundada por Uiliam Guertzenstein, passando a ter como sócia Andressa Paltiano, a partir de 2016. A empresa tem sua origem nas atividades de Guertzenstein, que em 2001 iniciou sua carreira com foco em Consultoria de Gestão da Qualidade (programas e certificações internacionais). Andressa Paltiano é “Linkedin Influencer” recentemente escolhida como uma das 100 pessoas mais influentes de RH da América Latina**, e realiza consultorias, palestras e treinamentos em todo Brasil, com foco em resultados corporativos através de people analytics***.

**(mktg.gointegro.com/hrinfluencerslatam-pt)

***Processo de coleta, organização e análise de dados sobre comportamento e desenvolvimento de colaboradores, usado como ferramenta de planejamento e tomada de decisão empresarial 

Realidade das pequenas empresas no Brasil

Acompanhando a tendência mundial, 97% das empresas brasileiras são familiares, o que costuma retardar a implantação de uma gestão profissionalizada, e 57% são empresas individuais, de baixa complexidade organizacional. Segundo a Experta Corporate, as principais dificuldades vivenciadas pelas micro e pequenas empresas passam por falta de conhecimento; falta de qualificação da equipe; pessoas realizando muitas tarefas ao mesmo tempo; acreditar que gestão é só para empresas grandes; acreditar que consultoria é inacessível. Alguns ajustes que são ‘invisíveis’ aos olhos do empresário podem ser detectados por uma consultoria e transformados em redução de custo como, por exemplo, a contratação de um profissional mais qualificado no lugar de várias pessoas sem especialização, ou a adoção de treinamentos e auditorias. Nessa linha, “corrigindo processos e criando rotinas adequadas, recentemente conseguimos proporcionar a um cliente um aumento de capital de giro de 80%, num período de seis meses”, comemora Uiliam Guertzenstein, da Experta Corporate.


Autor: Dionei Valler
Fonte: Prática

Imprimir