Imprimir
 

Grand Round, no dia 14, traz o médico Brian Matlaga, professor de Urologia na Johns Hopkins University para falar sobre cálculo renal

Dentro da programação alusiva ao Dia Mundial do Rim, na próxima quinta-feira (14), o Grand Round realizado pelo Hospital Moinhos de Vento aborda o cálculo renal. O tema “Kidney stones” será apresentado pelo médico Brian Richard Matlaga, professor de Urologia na Johns Hopkins University School of Medicine. O debate contará ainda com o Chefe do Serviço de Urologia, Eduardo Carvalhal e o Nefrologista David Saitovitch. Com entrada franca, o evento iniciará às 12h15, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm - 4º andar do Bloco C – Rua Ramiro Barcelos, 910.

Matlaga é um especialista internacionalmente reconhecido no tratamento médico e cirúrgico de pacientes com doença de pedra na urina. Construiu sua experiência em investigações acadêmicas da fisiopatologia e epidemiologia da formação de cálculos, bem como no avanço de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas.

Além de presidente do Comitê de Pesquisa da Johns Hopkins, o médico orienta as atividades de educação, ensino e pesquisa do Moinhos de Vento. O hospital é afiliado da instituição norte-americana no Brasil.

Outras atividades

Colaboradores, pacientes e acompanhantes também terão atenção especial. A programação ocorrerá em dois momentos: das 9h às 11h e das 14h às 16h, contando com ações educativas desenvolvidas pela equipe Assistencial da Unidade de Diálise e Transplante do Hospital Moinhos de Vento, que orientará o público sobre a atenção à saúde dos rins no hall da Tiradentes - térreo do Bloco B.

A ação tem como foco esclarecer e sensibilizar a população para a prevenção de doenças silenciosas que atacam os rins e acabam levando o paciente a uma Doença Renal Crônica (DRC). O Moinhos de Vento oferece as três modalidades da terapia de substituição da função renal – a hemodiálise, a diálise peritoneal e o transplante renal.

Ainda em março, no dia 31, será realizado o III Curso de Atualização em Diálise, junto com o I Simpósio de Enfermagem em TRS, destinado a enfermeiros e técnicos em enfermagem, com temas voltados aos profissionais que atendem diariamente esses pacientes. Entre os assuntos que serão abordados, eventos adversos em diálise, ações com abordagens diferenciadas na promoção da segurança do paciente, certificação do familiar na terapia de diálise peritoneal e passado, presente e o futuro do transplante renal. 


Autor: Redação
Fonte: Critério

Imprimir