Imprimir
 

Após sete meses de taxas positivas, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) caiu em abril, de acordo com a pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS, nesta terça-feira (07/05)

Em comparação com o mesmo período em 2018, houve variação de 11,2%, alcançando 123,2 pontos. As avaliações com relação às expectativas e aos investimentos foram os subindicadores que puxaram a queda. A pesquisa completa pode ser acessada aqui.
 
O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, explica que de forma geral, a percepção dos empreendedores se mantém mais otimista em 2019 em comparação ao ano passado. “A queda marginal aponta para a falta de confiança porque a recuperação da economia não tem sido tão rápida quanto se esperava. Além disso, a forma como tem se dado tramitação da Reforma da Previdência também reduz as expectativas de seus efeitos ainda em 2019”, comenta Bohn.
 
O levantamento mostra que o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) atingiu 157,6 pontos, variação de 4,2% em comparação com abril de 2018. No entanto, frente ao mês anterior, houve baixa de -2,4%. Já o Índice de Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) alcançou 103,3 pontos, diferença de 14,0% em relação ao ano passado. O recuo em comparação ao último mês foi de 2,8%. A redução do IEEC refletiu em todos os outros subindicadores, após um período de alta que teve início em agosto do ano passado.
 
Ao atingir 108,6 pontos em abril de 2019, o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) manteve-se estável perante março deste ano, com uma queda de apenas 0,5%. A taxa interrompe a trajetória de crescimento que se verificava desde setembro de 2018. A estabilidade do ICAEC reflete a pausa da elevação na avaliação do contexto atual econômico, na avaliação da própria empresa e a desaceleração da alta relativa à avaliação do setor.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação Fecomércio-RS

Imprimir