Imprimir
 

Capacitação é aberta a todos os profissionais de saúde e estará disponível até dezembro de 2019

No dia 29 de julho de 2019, foi lançada a 3ª edição do curso online "Entrevista familiar para doação de órgãos", desenvolvido pelo “Projeto DONORS: Estratégias para otimizar a doação de órgãos no Brasil”.  A iniciativa é liderada pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). 

Voltado aos profissionais da saúde interessados no tema,  especialmente os que prestam cuidado a pacientes em suspeita de morte encefálica, o curso é totalmente gratuito e interativo, e ao concluí-lo o aluno é certificado. Desde a primeira edição, lançada em 2017, mais de 1500 profissionais já foram capacitados. 

O curso tem cerca de duas horas de duração, divididas em 11 aulas que abordam os principais aspectos da comunicação entre profissionais da saúde e familiares de potenciais doadores de órgãos e tecidos. 

Os interessados podem se inscrever pelo link:  http://edx.hospitalmoinhos.org.br/course/donors.  O curso estará disponível na plataforma online até o dia 31 de dezembro de 2019.   

Sobre o Projeto DONORS

Desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS, o Projeto DONORS completa 3 anos no próximo mês de setembro. O DONORS visa colaborar com o Sistema Nacional de Transplantes no aumento da taxa de doações no Brasil. 

Dentre suas ações está a realização de um estudo com a participação de 63 hospitais, de todas as regiões do país, para avaliar se o uso de um checklist previne a perda de potenciais doadores em UTI. Além disso, promove atividades de capacitação de profissionais da saúde na condução da entrevista familiar para verificação da intenção de doação de órgãos. Para mais informações sobre o projeto acesse https://hospitais.proadi-sus.org.br/projetos/64/donors


Autor: Julia Machado
Fonte: Moinhos Critério

Imprimir