Imprimir
 

Durante evento ocorrido em 2 de outubro, série de ações em prol da doação de órgãos e tecidos desenvolvida pela instituição foi premiada na categoria Organização

Na noite da última quarta-feira (2), a Unicred Porto Alegre celebrou uma de suas maiores conquistas: pela primeira vez, a instituição financeira cooperativa recebeu do Prêmio Top Cidadania 2019, na categoria Organização, entregue pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) em uma cerimônia no Grêmio Náutico União. A entidade foi reconhecida com o case A Doação como Promoção da Vida, que engloba uma série de ações voltadas para disseminar conhecimento sobre a doação de órgãos e tecidos. 

“Este é um momento muito especial, pois mostra que estamos no caminho certo, trabalhando para levar mais informação e desmitificar o assunto. As pessoas precisam falar sem medo sobre doação, pois a negativa familiar é a principal causa para que uma doação não aconteça. Estamos abrindo e estimulando o diálogo para promover cada vez mais a vida”, fala Dr. João Vicente Bassols, vice-presidente da Unicred Porto Alegre que recebeu a distinção durante a cerimônia. 

A Doação de Órgãos e Tecidos (DOT) é uma das ações de responsabilidade social que mais se destacam na Unicred Porto Alegre – e que se tornou permanente a partir de 2015. “A causa necessita de visibilidade, de voz, pois agrega valor à área da saúde, trazendo em sua essência um significativo ato cooperativista de humanidade voltado à promoção da vida”, explica Dr. José Cesar Boeira, presidente da cooperativa. Desde a data, a instituição promove uma série de campanhas para educar, informar, desmitificar e conscientizar a população sobre o DOT. Em quatro anos, já foram realizadas mais de 10 ações em torno do assunto, envolvendo cooperados e colaboradores da Unicred Porto Alegre para levar informações à população em geral de diversas formas. 

Para que todas estas ações fossem possíveis, a Unicred Porto Alegre montou uma rede de parceiros, formada por entidades especialistas nas diferentes áreas que abrangem a doação: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), Central de Transplantes do RS, Organizações de Procura de Órgãos (OPO), Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Casa de Apoio Madre Ana, ViaVida, Ligas Estudantis de Transplantes de Órgãos e Tecidos, transplantados, famílias doadoras, entre outros. Assim, todos os conteúdos e ações pensadas são validadas com embasamento, e realmente podem fazer a diferença na vida daqueles que precisam. 

O resultado de todo este esforço já pode ser visto. Os números alcançados por dois parceiros no primeiro trimestre de 2019, comparado ao mesmo período de 2018 refletem a importância do trabalho conjunto: o Complexo Santa Casa registrou um acréscimo nos transplantes de 144 para 162, com um pico de operações em março; e o Hospital de Clínicas contabilizou aumento de 101 para 109 transplantes. “O Top Cidadania só foi ganho em função da força desta rede que desenvolvemos. A participação dos parceiros e especialistas no assunto é fundamental para que possamos continuar em frente e atingir resultados cada vez mais positivos”, enfatiza João Batista Loredo de Souza. 

“É um grande reconhecimento de um trabalho voltado para a vida. Para mim, essa parceria possibilita uma ressignificação de muitos conceitos, envolvendo ainda mais pessoas e abrindo a oportunidade de uma conversa franca sobre a doação de órgãos. Só veio para somar!”, acrescenta Nádia Fritzen, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.


Autor: Luciana Cunha - Martha Becker Comunicação
Fonte: Assessoria de Imprensa

Imprimir