Imprimir
 

Ricardo Mallet, diretor da Unani.me, foi o convidado do encontro e falou sobre os traços definitivos para o sucesso de um líder

"Será que alguém já nasce líder?". Foi com essa pergunta que Ricardo Mallet iniciou sua participação na edição do Café com Lojistas desta quarta-feira (9). O diretor da Unani.me foi o convidado do encontro e apresentou atributos de uma boa liderança e quais os melhores caminhos para comandar uma equipe com excelência. 

Os participantes do evento foram convidados a responder a questão sobre a naturalidade da liderança e, para eles, algumas pessoas são, sim, líderes natos. No entanto, também é possível adquirir as características de liderança ao longo do tempo, aliando personalidade, experiência e conhecimento técnico. 

Mallet explicou, então, que não há garantias ou conjuntos de traços que possam distinguir quem poderá ou não ser um bom líder desde o nascimento. "Quando estudamos os grandes líderes da história, descobrimos que alguns realmente eram eloquentes, engajavam pelas palavras, enquanto outros eram tímidos, pouco falavam e muito engajavam. Descobrimos que alguns eram muito impositivos, fortes, se impunham, enquanto outros tinham uma atitude mais frágil. Ou seja, temos líderes muito diferentes, não podemos prever", disse.   

No entanto, o especialista ainda ressaltou que existem dois traços definitivos para o sucesso de qualquer líder: cooperação e convergência. "Ser cooperativo é fundamental, pois propõe um crescimento em conjunto para a equipe. E a convergência é uma habilidade relacional que leva todos para o mesmo objetivo, com uma solução integrada. Sem essas capacidades, um líder não leva a equipe adiante", enfatizou.   

O palestrante encerrou sua participação reforçando qual seria o primeiro passo para ser um bom líder: saber que é um processo de influência para engajar pessoas a alcançarem resultados de interesse comum. 

Próxima edição

No dia 23 de outubro, o Café com Lojistas recebe a economista Patrícia Palermo para falar sobre gestão de negócios com os participantes. Patrícia irá abordar temas como a conjuntura econômica brasileira, perspectivas para curto e médio prazos e gestão de pequenas e médias empresas como mecanismo de crescimento dos negócios. O evento será realizado no Auditório do Sindilojas Porto Alegre (Rua dos Andradas, 1234, 9º andar), de forma gratuita para associados e no valor de R$ 30,00 para público geral. As inscrições podem ser realizadas pelo site do Sindilojas Porto Alegre

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como a cursos de qualificação, missões empresariais, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.


Autor: Mariana Lubke - Analista de Comunicação
Fonte: Imprensa Sindilojas Porto Alegre

Imprimir