Imprimir
 

Nota Oficial - Fechamento de clínica geriátrica

O Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) vem manifestar apoio à operação deflagrada nesta quarta-feira (9), pela Polícia Civil, em conjunto com as secretarias municipais da Segurança e Saúde, com coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte. Na ação, foi fechada uma clínica geriátrica clandestina, que abrigava 18 pessoas em condições insalubres e de grande prejuízo à saúde dos idosos.
 
O cuidado com a vida humana e a qualidade dos serviços são compromissos inabaláveis dos bons residenciais geriátricos. São espaços que oferecem bem-estar e conforto, com melhor alimentação, segurança na locomoção e na administração de medicamentos. Também dispõem de infraestrutura totalmente adaptada e equipes multidisciplinares para as diversas necessidades. Cumprem um papel de grande valor social, numa relação de confiança e respeito com os idosos e seus familiares.
 
Há dez anos, o SINDIHOSPA conta com o Núcleo de Residenciais Geriátricos (Moderna Idade), que reúne 17 organizações e trabalha continuamente para qualificar o atendimento. Atua em colaboração com a sociedade e o Poder Público pela conscientização e na construção de políticas em benefício dos idosos. Neste sentido, promoveremos no dia 28 de outubro, na OAB/RS, o seminário "ILPIs - Desafios e tendências para os novos tipos de moradia para idosos", em parceria com a Comissão Especial dos Direitos da Pessoa Idosa da entidade.
 
Com a participação do Ministério Público e apoio de diversas organizações, o evento será também oportunidade para discutirmos a ausência de políticas públicas voltadas aos idosos e as dificuldades da fiscalização, que contribuem para a proliferação de clínicas geriátricas irregulares. Recentemente, o Núcleo produziu um material informativo com orientações para a escolha de um residencial adequado. O conteúdo, distribuído regularmente à população, está disponível em www.modernaidade.com.br.
 
Seguiremos com esse trabalho, qualificando permanentemente os serviços dos nossos associados e apoiando todas as iniciativas que visam combater as más práticas no setor.

Autor: Giuliano Thaddeu
Fonte: Critério Resultado

Imprimir