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Projeto Fazer Acontecer mobiliza empresas e sociedade a contribuírem para ações em prol da instituição Pão dos Pobres

Um grupo de empresários de Porto Alegre se uniu para mobilizar a sociedade a colaborar com uma instituição que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto Fazer Acontecer promove ações voltadas a menores do Pão dos Pobres e foi lançado recentemente, mas já conta com site para doações online, com o intuito de fortalecer e ampliar a atuação. A página www.paodospobres.org.br/site/fazer-acontecer permite que cada pessoa doe o valor que puder.

Conforme Dana Chmelnitsky,  da consultoria inteligente, idealizadora do projeto que mobilizou as empresas parceiras e coordena as ações, o objetivo é multiplicar o conceito de que não é difícil contribuir com ações sociais. “Se cada um ajudar com uma parte, podemos fazer muito. Temos que romper com a lógica de que é preciso contribuir muito para poder participar. As empresas e pessoas geralmente estão dispostas a fazer o bem, mas nem sempre conseguem se envolver em todas as etapas do processo. A ideia do projeto é criar formas de ampliar as possibilidades de engajamento”. Dana conta que a ideia do projeto surgiu em abril deste ano e em agosto foi realizada a primeira ação no Pão dos Pobres. “Estamos surpresos com a adesão que tivemos, inclusive com o surgimento de mobilizadores via rede social, e a intenção é que essa rede de apoiadores aumente cada vez mais”, conta Dana.

apoiadores do projeto

Ela ressalta que a primeira festa realizada na instituição foi um sucesso e que recentemente o projeto recebeu 150 mochilas da empresa parceira Para Evento. “Iniciamos com foco em empresas de gastronomia, a fim de promover mensalmente uma festa para os pequenos aniversariantes acolhidos na instituição, mas eles precisam de ajuda de todas as formas”, destaca.

Atualmente o projeto Fazer Acontecer atende as seis casas de acolhimento da instituição, com 120 crianças e adolescentes. Mas o objetivo é conseguir contemplar os 1400 menores atendidos no local em outras frentes de atuação. Até o momento o projeto conta com nove empresas parceiras: Pizza Hut POA, Outback, Mr. Pretzels, Restaurante Chimi, Confeitaria Maranghello e Bocatino, do ramo de alimentação, além de Lima Limão Decorações e Eu Amo Papelão e Para Evento, que apoiam na organização dos eventos. Cada empresa parceira divulga em seu estabelecimento o site para doações ao projeto, o que colabora para a mobilização e divulgação.

O projeto

Uma vez por mês, os menores aniversariantes das Casas de Acolhida (1 a 6) do Pão dos Pobres recebem uma festa com alimentação fornecida por um dos parceiros do projeto. A festa pode ocorrer na instituição ou as crianças são levadas até um dos estabelecimentos parceiros para comemorar o aniversário. 

O Pão dos Pobres

A Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio foi criada em 1895 para amparar as viúvas e os filhos das vítimas da Revolução Federalista. Atualmente, atende 1.400 crianças, adolescentes e jovens. Sua missão se manteve alinhada, ao longo do tempo, com as políticas públicas no atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, potencializando o seu desenvolvimento integral, numa perspectiva solidária construída por meio de práticas socioassistenciais. Desde o seu início, a instituição nunca contou com recursos próprios e sobrevive graças ao apoio financeiro oriundo de convênios públicos, empresas e sociedade civil.


Autor: Sâmela Lauz
Fonte: Camejo Estratégias em Comunicação

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