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Depois de 1 ano e meio formando portfolio, a AMERICA PODCAST chega ao mercado apostando no conceito de “Netflix do audio”

Especializado em áudio, o Grupo Radioativa (leia-se Radioativa Produtora, que atua há 25 anos no mercado publicitário, e Radioativa Game Sounds, responsável pela dublagem e localização brasileira das principais desenvolvedoras internacionais de games) está lançando a primeira empresa especializada em podcast do Rio Grande do Sul.  Depois de 1 ano e meio formando portfolio, a AMERICA PODCAST chega ao mercado apostando no conceito de  “Netflix do audio”, com séries autorais e para marcas. 

“Bem além de gravar e editar podcasts, nosso papel é conceituar e planejar conteúdos estratégicos,  para só depois produzi-los.  Quem assina, se teremos temporadas, quais temas geram maior engajamento, o que é inovador, qual é o comportamento dos ouvintes, análise de métricas e por aí vai. Montamos o projeto e vamos até a distribuição nas plataformas digitais”, ressalta Carina Donida, sócia-diretora do grupo Radioativa.  

Para isso, a equipe do America Podcast passa a contar com Cláudia Aragón, autora do programa Porto Alegre, Quem Diria!, que ficou 5 anos no radio. Como associada, a jornalista e escritora especializada em narrativas para marcas fica responsável pela curadoria de podcasts autorais e pelo planejamento do conteúdo de podcasts sob encomenda.  Também faz parte do time America Rômulo Kanzen, um dos autores de Crazy Metal Mind, maior podcast de rock do país e um dos principais sobre música, aparecendo no top "podcast de músicas" do Spotify. 

Atualmente, a America Podcast é a quarta produtora brasileira de podcast listada no Google, atrás apenas de empresas do centro do país.   

2019, o ano do podcast

O podcast  vem se firmando como a mídia que mais cresce no Brasil atualmente. De acordo com pesquisa Ibope publicada em maio deste ano, 40% os internautas do país já ouviram podcast e 19% ouvem regularmente. E vários fatos comprovam que 2019 é mesmo o ano do podcast no território nacional. 

No último mês de abril, a Spotify, streaming de música mais popular do mundo, declarou que o chamado “Netflix do áudio” é sua principal estratégia de expansão e comprou, nos Estados Unidos, a produtora de podcast Parcast, na qual investiu U$ 500 milhões. Anteriormente, havia comprado duas outras. 

Há poucas semanas, a Rede Globo anunciou, com forte e contínua veiculação do assunto, o lançamento de vários podcasts assinados por alguns de seus mais famosos âncoras de telejornalismo. E as marcas também têm percebido as vantagens da plataforma, por diversas razões. 

Ouvidos principalmente através de smartphones (hábito de mais de 90% dos usuários), os podcasts são consumidos quando e onde as pessoas querem. Mas a mobilidade não é a única vantagem. Além do custo de produção ser mais baixo que o dos videos, estamos na era da informação humanizada e as empresas estão apostando neste tipo de informação mais direta, criando um vínculo verdadeiro entre a marca e seus consumidores. Como consequência, elas se transformam, muitas vezes, em referência dentro do assunto ou setor sobre o qual tratam. O que significa aumento de reputação e, conquentemente, da preferência dos consumidores. 

Para conhecer a America Podcast: www.americapodcast.com.br


Autor: Raysa Guagliardo
Fonte: Assessoria de Imprensa

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