Imprimir
 

Recentemente foi publicada uma crítica do embaixador israelense sobre a independência partidária da confederação

A Federação Israelita do RS, juntamente com as outras federadas ligadas à CONIB - Confederação Israelita do Brasil (que representam as comunidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará, Ceará, Amapá, Amazonas) enviaram ao embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, carta de apoio à liderança da Conib, após a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, ter publicado nesta semana crítica do embaixador israelense à independência política da Conib.

Para o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg, a CONIB tem cumprido seu papel como representante da comunidade judaica no Brasil. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho da Confederação. Prova recente foi o ambiente de extrema união e fértil no caráter de ideias e ações durante a 50ª Convenção Nacional da CONIB, em que a FIRS esteve presente com grande parte da sua diretoria. Essa manifestação das federações é absolutamente legítima”, explica.

Confira a carta na íntegra

Ao término da 50ª Convenção Nacional da CONIB realizada entre os dias 01 e 03 de novembro de 2019 e que reuniu as Federações e Associações Estaduais que representam a totalidade da comunidade judaica brasileira, desejamos registrar o sucesso deste encontro nacional, oportunidade de debate construtivo e troca de experiências.

A comunidade judaica brasileira se orgulha de ter construído ao longo dos anos uma convivência salutar respeitando a pluralidade de opiniões de seus integrantes, conquista da qual não abrimos mão.

Registramos o reconhecimento da CONIB, na pessoa de seu Presidente Fernando Lottenberg, como a entidade maior da comunidade judaica brasileira, a quem cabe – e assim tem cumprido com louvor – a representação legítima de nossos anseios e desejos como judeus brasileiros.

Novembro, 2019

Marcheshvan 5780 

Associação Cultural Israelita de Brasília

Associação Israelita Catarinense

Centro Israelita do Pará

Centro Israelita do Rio Grande do Norte

Comitê Israelita do Amapá

Comitê Israelita do Amazonas

Federação Israelita do Estado de Minas Gerais

Federação Israelita do Paraná

Federação Israelita de Pernambuco

Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro

Federação Israelita do Rio Grande do Sul

Federação Israelita do Estado de São Paulo

Sociedade Israelita da Bahia

Sociedade Israelita do Ceará


Autor: Anahí Silveira e Vanessa Fontoura
Fonte: Camejo Estratégias em Comunicação

Imprimir