Imprimir
 

Primeira edição do encontro Juntos pelo Coração será sobre hipertensão arterial, doença responsável pela morte de 16 brasileiros a cada hora

Todos os dias, em média 388 pessoas morrem no Brasil devido a hipertensão ou a causas atribuíveis a ela, segundo dados do Ministério da Saúde. Grande parte dessas mortes poderia ser evitada e 37% são precoces, de pacientes com menos de 70 anos de idade. As estimativas apontam que um quarto dos brasileiros tenha pressão alta, como a doença é popularmente conhecida. Problemas como acidente vascular cerebral (AVC), infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca têm na hipertensão arterial sistêmica (HAS) um dos principais fatores de risco.

Para orientar a população sobre a doença, o Hospital Moinhos de Vento promove nesta segunda-feira (17) a palestra “Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) – Quais cuidados devo ter?”. O médico do Serviço de Cardiologia, Mario Wiehe, falará sobre formas de prevenção e tratamento e como hábitos saudáveis podem reduzir os riscos. “Não é difícil prevenir. Dieta balanceada, redução do consumo de sal e a prática de exercícios físicos já são passos importantes para viver mais e melhor”, destaca o cardiologista.

Esta será a primeira edição do encontro Juntos pelo Coração. A iniciativa reunirá, uma vez ao mês, pacientes cardiológicos da instituição e também de fora, familiares e interessados no assunto. As temáticas foram escolhidas por meio de enquetes realizadas no Ambulatório de Cardiologia do hospital em 2019. A ideia é criar um espaço de troca de experiências, orientações e apoio. A equipe de enfermagem do Serviço de Cardiologia está coordenando o projeto e acompanha a atividade, tirando dúvidas dos participantes. 

Serviço:

O quê: Juntos pelo Coração: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) – Quais cuidados devo ter?

Horário: das 17h30 às 18h30

Local: Sala 1 de Educação Corporativa do Hospital Moinhos de Vento (entrada pela Rua Tiradentes, 333)

Inscrições: gratuitas, no local


Autor: Redação
Fonte: Moinhos Critério

Imprimir