Imprimir
 

De 14 casos investigados na cidade desde a chegada do vírus, treze foram descartados e apenas um caso segue em monitoramento

O ato de abertura da temporada 2020 do programa Talentos do Esporte, que aconteceria neste sábado (14), no Estação Cidadania de Canoas, foi cancelado como prevenção ao coronavírus. O público estimado girava em torno de 500 pessoas, entre crianças, pais, autoridades, convidados e imprensa. O cancelamento foi uma das primeiras medidas do Comitê de Combate ao Coronavírus, instituído pelo prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, e que iniciou os trabalhos nesta sexta-feira. 

“Não queremos causar alarmismo na cidade, mas precisamos tratar com atenção esse vírus que, nesta semana, foi elevado ao patamar de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde o surgimento do novo coronavírus no Brasil, quatorze casos suspeitos foram investigados. Destes, treze foram descartados e apenas um segue sendo monitorado, enquanto os demais foram descartados.”, declara Busato.    

Sobre o Comitê de Combate ao Coronavírus: A integração de áreas como Saúde, Educação, Transporte, Direitos Humanos, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Social e Comunicação visa debater a partir desta sexta-feira planos para amenizar as consequências da disseminação do vírus, que já é prevista por órgãos como o Ministério da Saúde. Outro intuito dos trabalhos é a construção de ações que trabalhem a prevenção junto à comunidade canoense. A coordenação dos trabalhos será do Secretário Municipal da Saúde, Fernando Ritter.    

Segundo ele, os esforços estarão concentrados em preparar a cidade para um possível aumento dos casos que poderá ser notado nos próximos vinte dias. “Estamos tentando nos adiantar, preparando estratégias, para um cenário de crescimento de casos com a chegada das temperaturas mais baixas e o já previsto aumento de registros da doença”, explica Ritter.   

Hospital Universitário é referência para casos Graves: O Ministério da Saúde definiu o Hospital Universitário (HU) de Canoas como referência para tratamentos de casos graves confirmados da doença. O HU contará com alas de isolamento específicas para cidadãos infectados com o vírus, além de 20 leitos para pacientes não graves e 10 vagas em UTI para casos graves. 


Autor: Andressa Dorneles
Fonte: Critério Resultado

Imprimir