Imprimir
 

Cinco comunidades da Zona Sul da Capital receberam também meia tonelada de alimentos

Um mutirão de solidariedade formada por três programas do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, em Porto Alegre, levou alimentos e máscaras de tecido a cinco comunidades indígenas da zona sul da Capital na manhã desta quinta-feira (21/05). Foram entregues nas aldeias Pé de Deus, Cipó Imbé, Flor de Palmeira, Vã-Ká e Pequena Mata/ Mata Sagrada, 215 máscaras confeccionadas por voluntários e meia tonelada de rúcula e abóbora, que beneficiaram 62 famílias das regiões do Lami, Tristeza e Belém Novo.

As entregas foram realizadas pelas assistentes sociais Michele Corrêa, responsável pelo Programa Envolva-se, e Leila Anastácio, que coordena o Programa Sesc de Voluntariado no Sesc Comunidade. Durante as visitas, elas deram orientações sobre o uso correto da máscara, enquanto a equipe do Mesa Brasil fez a entrega dos alimentos. “Pela questão do difícil acesso e por não poderem sair de suas aldeias para exercer sua principal fonte de renda, que é o artesanato, entendemos que essas comunidades precisam ainda mais do nosso cuidado neste momento”, afirma Leila.

O cacique da aldeia Pequena Mata, Maurício Messa de Oliveira, agradeceu as doações e explicou por que elas são ainda mais necessárias agora: “Antes da epidemia, a gente vivia com a renda do artesanato. Agora, não temos como sair para vender o nosso trabalho. Então é muito importante que doem alimentos para preservarmos nossa vida até que passe essa doença. Esperamos que seja logo, para que a gente possa voltar a trabalhar”. Responsável pela aldeia Cipó Imbé, o cacique Eder Castoldi reforça a necessidade de auxílio a essas comunidades durante a pandemia: “Agradeço à equipe do Sesc por olhar a questão indígena. A gente já vem sofrendo antes do vírus e, com a chegada da pandemia, as comunidades indígenas acabam sendo mais afetadas”.

Os equipamentos de proteção foram produzidos por meio do programa Amor em Forma de Máscara, que tem como objetivo produzir 5 mil máscaras para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social a se protegerem da Covid-19. Enquanto integrantes do programa Envolva-se contribuem com materiais como tecido, elástico e linha, participantes do Voluntariado produzem as máscaras e a equipe do Mesa Brasil faz a entrega para as entidades. O resultado dessa corrente já beneficiou cerca de 500 pessoas em Porto Alegre e na Região Metropolitana.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS

Imprimir