Imprimir
 

Artigo de Franciele Bandeira Figueiredo Till, Mestre em Turismo e Docente do Senac Gramado

É preciso se  concentrar na inteligência emocional. O cotidiano e a rotina não são mais os mesmos. Tudo isso por reflexo de um fator externo, uma fatalidade remota, que com certeza muitos de nós não imaginou vivenciar. A pandemia da Covid-19 tem mudado o jeito do mundo ser mundo. Isolamento social, dificuldades financeiras, problemas de saúde. A crise tem afetado a tudo e a todos. 

Precisamos e necessitamos nos relacionar conosco de uma forma mais racional e estabilizar nossas emoções. Como conjectura o autor Daniel Goleman (2012), é preciso “levar inteligência à emoção”. Refletir sobre a atual situação e lidar com nossos sentimentos contraditórios são essenciais, a aptidão fundamental da autoconsciência é saber o que sentimos enquanto as emoções se resolvem dentro de nós. 

Este é um bom momento para reflexão de nossas vontades e para desvendar nossos anseios e inseguranças. Chegou a hora de deixar que nosso autoconhecimento tome as rédeas de nossas decisões. Mas não perca tempo esperando descobrir o que você é para começar: apenas comece.

Pensar fora da caixa é primordial para driblar o caos atual. Comece pesquisando, imaginando e colocando sua criatividade na rotina. Seja leve, não se cobre o tempo todo, o momento não é oportuno para isso, usufrua de tudo que pode te fazer bem. Foque sempre no seu bem-estar físico, mental e emocional. Respeite sua saúde, dê atenção e cuidado para o corpo e a mente. Em momentos difíceis como o de agora, alimentação saudável e atividade física são diferenciais para se ter energia, ajudando nosso cérebro a lidar bem com situações diferenciadas. 

Lembre-se: não se preocupe com o futuro, ele é incerto demais. Não queira controlar o incontrolável. Em menos de um mês, tudo na sua vida mudou. Crise econômica, pandemia, cuidados específicos com a saúde. Tudo isso foge totalmente ao nosso controle. Não temos como simplesmente tirar o pijama, vestir uma máscara e sair de casa para resolver. Nada disso depende da gente. Porém, a forma como lidamos e reagimos a tudo isso, sim. Foque a sua energia apenas naquilo que depende de você. Não se preocupe. Oriunda do latim, “pre” quer dizer antecipar. Não antecipe-se, viva um dia de cada vez. Tudo isso vai passar.


Autor: A autora
Fonte: Maria Fernanda Moog

Imprimir