Imprimir
 

Extravasamento do Arroio Sapucaia. Em reunião com representantes de Cachoeirinha, Canoas e Esteio, consórcio deu início a acompanhamento do problema evidenciado pelo volume de chuvas

O Consórcio Pró-Sinos deve iniciar um trabalho em conjunto com os municípios de Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul, por onde passa o Arroio Sapucaia, a fim de buscar alternativas que evitem novos registros de alagamento. O volume significativo de chuva dos últimos dias causou o extravasamento do arroio, repercutindo nos bairros Meu Rincão, em Cachoeirinha, e Três Marias, em Esteio. De acordo com a Defesa Civil de Esteio, entre terça e quarta-feira desta semana, choveu no município mais de 120 milímetros em média.

Na quinta-feira (9), representantes de Cachoeirinha, Canoas, Esteio e do Pró-Sinos se encontraram no bairro Meu Rincão e discutiram o início da parceria. De acordo com o diretor técnico do consórcio, Hener de Souza Nunes Júnior, serão resgatados estudos que já foram realizados na região e os técnicos dos municípios passarão a examinar os materiais conjuntamente. As medidas incluem a manutenção permanente do arroio em cada um dos trechos e a necessidade de criar bacias de contenção para a água escoar.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos do município de Cachoeirinha, Cláudio Luiz Pinheiro defende que a solução precisa ser pensada em conjunto, pois o arroio passa por várias cidades. Emergencialmente, será realizada a limpeza do trecho de Cachoeirinha para melhorar a vazão na região. Já Canoas não registrou alagamento, mas as secretarias de Obras e a do Meio Ambiente serão parceiras na iniciativa. Sapucaia do Sul e Gravataí serão chamadas a fazer parte do trabalho.

As nascentes do Arroio Sapucaia estão localizadas nas cidades de Gravataí e Novo Hamburgo. Ele passa por Gravataí, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Esteio e Canoas.  

Sobre o Pró-Sinos

O Consórcio Pró-Sinos reúne 28 municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Além de apoiar a implantação de Planos de Saneamento Básico dos municípios e auxiliar na captação de recursos, realiza estudos técnicos e sociais relacionados ao tema. Também promove um programa permanente de educação ambiental.


Autor: Roberta Schuler
Fonte: Critério Resultado

Imprimir